Informações sobre Formulário Solicitação - Rede Municipal de Assistência em Saúde
O QUE É
É uma comunicação que contenha requerimento de atendimento ou acesso às ações e serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) da Cidade de São Paulo.
QUANDO SOLICITAR
Quando necessitar de atendimento solicitado e ainda não realizado por um serviço ou unidade que preste serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) da Cidade de São Paulo.
PÚBLICO-ALVO
Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para a solicitação:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Informações necessárias para a solicitação:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Atendimento que está aguardando;
- Nome e endereço completo do serviço ou unidade.
PRAZO MÁXIMO
30 dias corridos, mas pode ser prorrogado por mais 30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal do Sistema Informatizado SIGRC da Rede de Ouvidorias SUS da Cidade de São Paulo (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
Telefônico:
- Central SP156;
Presencial:
- Ouvidorias das Supervisões Técnicas de Saúde. Para consultar os endereços, clique aqui (link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Antes de iniciar o registro da solicitação, é importante que tenha sido tentada uma solução junto à unidade responsável pelo atendimento.
Eletrônico:
1) Acesse o Portal do Sistema Informatizado SIGRC da Rede de Ouvidorias SUS da Cidade de São Paulo (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Leia as Orientações e clique em “Li e Aceito as Orientações” para fazer o registro;
3) Preencha os campos do formulário e clique em “Enviar Dados”;
4) Será encaminhada para conhecimento da unidade ou serviço.
Telefônico:
1) Ligue 156 para ser atendido pela Central Telefônica SP156;
2) Após ouvir a saudação inicial e as opções, digite “5”, e em seguida, “1”. Aguarde para ser atendido por um operador da Ouvidoria SUS.
Presencial:
1) Dirija-se à Ouvidoria de uma Supervisão Técnica de Saúde. Para consultar os endereços, clique aqui (link direciona para portal externo);
2) Preencha o formulário com as informações necessárias;
3) A manifestação é encaminhada para a área técnica competente para a análise e atendimento da demanda;
4) Ao ser concluída, a manifestação apresentará o status "finalizado" e a pessoa que fez o registro receberá e-mail confirmando a conclusão do serviço;
5) A qualquer momento a pessoa que registrou a manifestação pode acompanhar o andamento do protocolo na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal SP156 (clique aqui para acessar).
LEGISLAÇÃO
- Lei Federal nº 8.080/1990 (clique aqui para acessar - link direciona para texto oficial);
- Lei Federal nº 12.527/2011 (clique aqui para acessar - link direciona para texto oficial);
- Lei Federal nº 13.460/2017 (clique aqui para acessar - link direciona para texto oficial);
- Lei Federal nº 13.709/2018 (clique aqui para acessar - link direciona para texto oficial);
- Decreto Municipal nº 53.623/2012 (clique aqui para acessar - link direciona para texto oficial);
- Decreto Municipal nº 58.426/2018 (clique aqui para acessar - link direciona para texto oficial).
OBSERVAÇÕES
- É garantido o sigilo e a proteção dos dados da pessoa que faz o registro conforme o Decreto 58.426/2018, que institui o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (clique aqui para acessar - link direciona para o texto oficial);
- Para acessar mais informações sobre o SUS na Cidade de São Paulo, clique aqui (link direciona para portal externo).
- Para obter informações sobre a Rede de Ouvidorias SUS da Cidade de São Paulo, clique aqui (link direciona para portal externo);
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Rede de Ouvidorias SUS da Cidade de São Paulo;
Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar Sugestão, Elogio, Informação, Reclamação ou Denúncia sobre o serviço, utilize o Portal do Sistema Informatizado SIGRC “Rede de Ouvidorias SUS da Cidade de São Paulo”. Para acessá-lo, clique aqui (link direciona para portal externo).
Criado em: 25/02/2025
Atualizado em: 25/02/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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