Informações sobre Fretamento - Cadastramento e Renovação de despachante
O QUE É
É o serviço disponível para credenciamento ou renovação de credencial de Despachante Documentalista para realizar serviços junto ao Departamento de Transportes Públicos (DTP).
QUANDO SOLICITAR
O cadastro pode ser solicitado quando o Despachante tiver interesse em prestar serviço junto ao Departamento de Transportes Públicos (DTP). A renovação pode ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento da Credencial de Despachante.
PÚBLICO ALVO
Despachantes Documentalistas.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para solicitação:
- Requerimento preenchido e assinado;
- Guia de Arrecadação - DAMSP;
- 02 fotos 2x2;
- CPF;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência;
- Atestado de Antecedentes Criminais;
- Cadastro de Contribuinte Mobiliário - CCM;
- Documento do CRDD/SP - ref. 2022;
- Crachá Despachante expedido pelo CRDD - ref. 2022;
- Certidão de Execução Criminal - (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Certidão de Distribuição de Ações Criminais - (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Notas:
1) Quando houver anotação nas Certidões de Execução e/ou Distribuição Criminal, apresentar Certidão de Objeto e Pé e/ou execução Penal Explicativa, a mesma deverá ser solicitada no cartório onde tramita o processo;
2) Em caso de anotação por Homônimo (pessoas diferentes que possuem nomes de grafia idêntica), o modelo de certidão de Homonímia está disponível em Declaração Homonímia (clique aqui para baixar documento word - link direciona para portal externo) e deve ser impressa, preenchida de próprio punho e assinada pelo interessado;
3) Todos os documentos deverão apresentar os mesmos dados do solicitante, não podendo haver divergências de informações.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
R$ 227,90.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- E-mail: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br.
Presencial:
Praça de atendimento do Departamento de Transportes Públicos (DTP) - Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, (clique aqui para ver mapa - link direciona para portal externo). não é necessário agendamento.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Enviar e-mail para dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br solicitando o SERVIÇO DE INTERESSE. Anexe no e-mail o Requerimento para abertura de Processo SEI (clique aqui para acessar documento PDF - link direciona para portal externo), seguido dos documentos listados em REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES;
2) Sua documentação será recebida sendo encaminhada resposta de seu e-mail com o boleto (DAMSP), para pagamento e posterior retorno do comprovante de quitação;
3) Após recebimento do comprovante de pagamento, será autuado o processo Administrativo - SEI e sua solicitação será registrada e encaminhada à área responsável para análise;
4) O atendente analisará a documentação e em havendo dúvidas ou documentação não estando de acordo o mesmo atendente orientará o interessado, em estando tudo correto concluirá o seu serviço;
5) Para acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
1) Comparecer no Protocolo do DTP (Bloco A) que está localizado na R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo), com a documentação necessária - Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h – não é necessário agendamento;
2) Sua documentação será recebida e emitido o boleto (DAMSP), para pagamento e posterior retorno do comprovante de quitação;
3) Após recebimento do comprovante de pagamento, será autuado o processo Administrativo - SEI e sua solicitação será registrada e encaminhada à área responsável para análise;
4) O atendente analisará a documentação e em havendo dúvidas ou documentação não estando de acordo o mesmo atendente orientará o interessado, em estando tudo correto concluirá o seu serviço;
5) Para acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
LEGISLAÇÃO
- Lei 7.329/1969 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT-GAB 175/1990 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei 10.602/2002 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei 14.282/2021 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Caso a atual credencial esteja vencida, o Despachante será automaticamente bloqueado no sistema e ficará impossibilitado de enviar serviços até que regularize a situação perante o Departamento de Transportes Públicos (DTP).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
- Departamento de Transportes Públicos (DTP);
- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/02/2025
Atualizado em: 14/02/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS