Informações sobre Táxi - Reclamação de Usuário (Reclamação do Ponto de Táxi)
O QUE É
É o serviço que possibilita o registro de reclamação sobre o atendimento ou conduta do condutor, tais como:
- Recusa de Passageiro;
- Cobrança Indevida;
- Não aceitar meios de pagamento eletrônicos;
- Limpeza e conservação de veículo;
- Direção perigosa;
- Vestimenta do condutor em desacordo;
- Ponto irregular;
- Veículo clandestino;
- Trajetos mais longos.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver suspeita ou constatação das irregularidades citadas acima.
PÚBLICO-ALVO
Pessoa usuária do serviço de táxi e/ou que reside na cidade de São Paulo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- Dia, Hora e Local da ocorrência;
- Placa do veículo;
- Descrição do ocorrido.
PRAZO MÁXIMO
90 dias, a partir da abertura do processo.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Central telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Telefônico:
1) Ligue para a central SP156 e faça registre a sua reclamação;
2) A reclamação será encaminhada para o Setor de Fiscalização ou Disciplina.
Fiscalização:
Uma equipe irá ao ponto, constatando irregularidades, o condutor infrator será autuado ou intimado para comparecer no setor de disciplina do DTP.
Disciplina:
1) Intimação do(s) condutor(es) infrator(es);
2) Atendimento disciplinar;
3) Resultado do atendimento;
4) Encerramento do protocolo.
LEGISLAÇÃO
- Lei 7.329/1969 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT/DTP Nº 216/2016 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Para mais informações sobre Táxi (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
- Departamento de Transportes Públicos (DTP);
- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/12/2024
Atualizado em: 21/03/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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