Informações sobre Carga Frete - Denúncia de Veículo Clandestino
O QUE É
É o canal para o cidadão registrar denúncias de irregularidades no serviço dos transportes públicos (Táxi – Escolar – Fretamento – Carga a Frete – Motofrete) do município de São Paulo, tais como:
- Veículo clandestino;
- Veículo com placa de outra cidade;
- Transporte em modalidade não autorizada.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver suspeita ou constatação de alguma irregularidade.
PÚBLICO ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Data;
- Horário;
- Placa do veículo;
- Endereço da ocorrência;
- Descreva a situação.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Telefônico:
- Central telefônica SP156.
Presencial:
Praças de Atendimento das Subprefeituras- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h - (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Registrar denúncia nos canais de atendimento;
2) Registro será encaminhado ao setor de Disciplina, do DTP;
3) O condutor (caso identificado e sendo do sistema de gerenciamento de transporte público) será convocado para prestar esclarecimentos;
4) Análise dos fatos apresentados, conclusão do processo e encerramento do protocolo;
OBSERVAÇÕES
Para mais informações sobre Táxi, (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
Para mais informações sobre Escolar, (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
LEGISLAÇÃO
- Lei n° 7.329/1969 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 10.154/1986 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 14.491/2007 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT/DTP nº 146/2008 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 16.311/2015 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Resolução SMT/CMUV nº 1/2016 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Para mais informações sobre Táxi, (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
Para mais informações sobre Escolar, (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
- Departamento de Transportes Públicos (DTP);
- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 17/12/2024
Atualizado em: 05/02/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS