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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Reserva de acervo nas bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas

O QUE É  

É quando a pessoa deseja um material que já está emprestado com outra pessoa e assim, registra que quer pegar emprestado quando o item for devolvido;

Ou quando identifica pelo site que o item está disponível e já quer que fique separado para ir à biblioteca retirar e não correr o risco de outra pessoa pegar emprestado antes.

QUANDO SOLICITAR  

Presencial: 

A qualquer momento que a biblioteca estiver aberta ao público.

Para abrir a lista com endereço e horários das bibliotecas (clique aqui para acessar - link abre documento em pdf).

Eletrônico:

Através do site Biblio SP Digital (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

informando login e senha e caso não tenha, é possível fazer o cadastro no primeiro acesso. 

PÚBLICO-ALVO 

Moradores do município de São Paulo. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Requisitos necessários para a solicitação:

- Para reservar um material é necessário fazer antes a matrícula na biblioteca. Siga as instruções da Carta de serviço de matrícula (clique aqui para acessar -  link direciona para portal externo).

- É obrigatório a apresentação de um documento de identificação com foto;

- Para solicitar a reserva, a pessoa não pode ter qualquer penalidade ou débito em qualquer biblioteca que faça parte do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de São Paulo; 

- A notificação de que o material já está disponível para ser retirado será feita por meio de única ligação telefônica e através do e-mail fornecido no momento da solicitação da reserva.

PRAZO MÁXIMO

O leitor deve retirar o material reservado até um dia após a notificação da disponibilização da obra. E o empréstimo é realizado de acordo com as regras, consulte a carta de serviço de empréstimo (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO  

A reserva é gratuita para todos. 

CANAIS PARA SOLICITAR 

Presencial: 

A reserva é realizada presencialmente com um(a) funcionário(a) da biblioteca a partir de quinze minutos após a abertura da biblioteca e é aceito até quinze minutos antes do horário de fechamento.

Para abrir a lista com endereço e horários das bibliotecas (clique aqui para acessar - link abre documento em pdf).

Eletrônico:

- Acesse o site da BiblioSP Digital (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

- Clique no ícone de login, na parte superior da tela, no canto direito; 

- Digite seu login e senha, se souber; 

- Caso não saiba, clique em “Esqueceu a senha/Primeiro acesso”; 

- Informe seu e-mail. Caso esteja cadastrado, a senha será enviada para ele. Caso não tenha cadastro, aparecerá na tela a informação “Usuário inexistente” e será necessário clicar em “voltar”; 

- Se for preciso criar o acesso, clique em “Novo cadastro”. Preencha as informações e ao final é necessário confirmar o cadastro pelo e-mail; 

- Tendo o login e senha, é só digitá-las;

- No ícone “opções de busca”, faça a pesquisa do material que deseja reservar, selecione a biblioteca onde vai retirar o item; 

- Clique no item encontrado; 

- Clique no símbolo do “carrinho” na parte superior das informações. Passe o mouse por cima para confirmar que é o ícone de reserva;

- Vai aparecer o título do material, seu nome, e a pergunta se deseja reservar. 

- Clique na opção escrito “confirmar”.

- Em seguida vai receber um e-mail informando que você reservou o material e depois será comunicado quando ele estiver disponível para retirada.

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Saber qual material deseja pegar emprestado;

2) Fazer a reserva para você retirar na biblioteca.

LEGISLAÇÃO 

Não se aplica. 

OBSERVAÇÕES 

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

Secretaria Municipal de Cultura (SMC)

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): 
 - Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município; 
 - Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município; 
 - Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município; 
 - Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.  

Criado em: 17/12/2024

Atualizado em: 17/12/2024

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