Informações sobre Reserva de acervo nas bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas
O QUE É
É quando a pessoa deseja um material que já está emprestado com outra pessoa e assim, registra que quer pegar emprestado quando o item for devolvido;
Ou quando identifica pelo site que o item está disponível e já quer que fique separado para ir à biblioteca retirar e não correr o risco de outra pessoa pegar emprestado antes.
QUANDO SOLICITAR
Presencial:
A qualquer momento que a biblioteca estiver aberta ao público.
Eletrônico:
Através do site Biblio SP Digital (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
informando login e senha e caso não tenha, é possível fazer o cadastro no primeiro acesso.
PÚBLICO-ALVO
Moradores do município de São Paulo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos necessários para a solicitação:
- Para reservar um material é necessário fazer antes a matrícula na biblioteca. Siga as instruções da Carta de serviço de matrícula (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
- É obrigatório a apresentação de um documento de identificação com foto;
- Para solicitar a reserva, a pessoa não pode ter qualquer penalidade ou débito em qualquer biblioteca que faça parte do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de São Paulo;
- A notificação de que o material já está disponível para ser retirado será feita por meio de única ligação telefônica e através do e-mail fornecido no momento da solicitação da reserva.
PRAZO MÁXIMO
O leitor deve retirar o material reservado até um dia após a notificação da disponibilização da obra. E o empréstimo é realizado de acordo com as regras, consulte a carta de serviço de empréstimo (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
A reserva é gratuita para todos.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
A reserva é realizada presencialmente com um(a) funcionário(a) da biblioteca a partir de quinze minutos após a abertura da biblioteca e é aceito até quinze minutos antes do horário de fechamento.
Eletrônico:
- Acesse o site da BiblioSP Digital (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Clique no ícone de login, na parte superior da tela, no canto direito;
- Digite seu login e senha, se souber;
- Caso não saiba, clique em “Esqueceu a senha/Primeiro acesso”;
- Informe seu e-mail. Caso esteja cadastrado, a senha será enviada para ele. Caso não tenha cadastro, aparecerá na tela a informação “Usuário inexistente” e será necessário clicar em “voltar”;
- Se for preciso criar o acesso, clique em “Novo cadastro”. Preencha as informações e ao final é necessário confirmar o cadastro pelo e-mail;
- Tendo o login e senha, é só digitá-las;
- No ícone “opções de busca”, faça a pesquisa do material que deseja reservar, selecione a biblioteca onde vai retirar o item;
- Clique no item encontrado;
- Clique no símbolo do “carrinho” na parte superior das informações. Passe o mouse por cima para confirmar que é o ícone de reserva;
- Vai aparecer o título do material, seu nome, e a pergunta se deseja reservar.
- Clique na opção escrito “confirmar”.
- Em seguida vai receber um e-mail informando que você reservou o material e depois será comunicado quando ele estiver disponível para retirada.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Saber qual material deseja pegar emprestado;
2) Fazer a reserva para você retirar na biblioteca.
LEGISLAÇÃO
Não se aplica.
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
Secretaria Municipal de Cultura (SMC)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 17/12/2024
Atualizado em: 17/12/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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