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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Arquivo Histórico Municipal - Pesquisa de sepultamentos nos registros dos cemitérios da cidade de São Paulo

O QUE É

 É a solicitação para informar a partir dos registros custodiados pelo Arquivo Histórico Municipal (AHM) a localização de informações acerca dos sepultamentos realizados em cemitérios públicos do município de São Paulo.

O Arquivo Histórico Municipal realiza pesquisas nos Livros de Registro de Sepultamentos ocorridos nos cemitérios da cidade de São Paulo, para atendimento de demandas dos interessados em informações sobre o assunto.

Por apresentar fragilidade no manuseio, o acesso aos documentos originais é vedado, cabendo ao AHM proceder a consulta e se responsabilizar pela lisura e presteza das informações.

O acervo de registros dos cemitérios abaixo, nas datas limites apontadas:

- Araçá - 04/07/1897 a 13/04/1960. Os livros de 1950 a 1960 encontram-se em restauro;
Brás (Quarta Parada) – 06/01/1893 a 04/02/1941;
Colônia Alemã – 06/09/1910 a 31/12/1970;
Consolação – 15/08/1858 a 10/09/1960;
Freguesia do Ó – 01/01/1901 a 08/11/1928;
Lageado – 12/10/1904 a 31/12/1924;
Lapa – 01/11/1918 a 17/04/1929;
- Ordem Terceira do Carmo – 03/01/1906 a 21/05/1968;
Penha – 10/04/1896 a 24/01/1929;
Santana – 08/04/1897 a 27/12/1928;
Santo Amaro – 03/11/1890 a 19/01/1949;
São Miguel – 10/03/1901 a 16/04/1977;
São Paulo – 16/01/1926 a 17/10/1929;
Vila Mariana – 17/11/1904 a 13/12/1927.

Os livros além dos períodos acima apontados se encontram nas respectivas unidades cemiteriais. Assim quaisquer informações devem ser encaminhadas ao próprio cemitério.  

QUANDO SOLICITAR

 Quando desejar levantar informações de caráter legal probatório sobre óbitos de antepassados para embasar desde pedidos de dupla cidadania, prova para fundamentar abertura de processo junto ao Serviço Funerário Municipal a fim de reaver posse de terreno perpétuo ou, ainda, para realizar pesquisa acadêmica ou estudos genealógicos.

PÚBLICO ALVO

 Qualquer cidadão, residente ou não na cidade de São Paulo.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para solicitação

- Nome completo do solicitante;

- Telefone para contato com DDD (para contato em caso de dúvidas);

- E-mail.

Para efetuar a pesquisa, são necessários os seguintes dados:

- Nome completo do falecido(a) e possíveis variações; 

- Cemitério onde foi realizado o sepultamento;

- Caso saiba, informar a data exata do falecimento, desde que tenha ocorrido entre 1858 e 1977, datas limites do acervo custodiado;
- Caso não saiba a data exata do falecimento, indique o ano ou o período com intervalo de, no máximo, 3 anos para mais ou menos. 

- Cada solicitação de pesquisa pode contemplar o intervalo de 3 anos. 

IMPORTANTE: Caso não seja localizada a informação ou obtenha uma resposta negativa, podem ser solicitadas novas pesquisas.

PRAZO MÁXIMO

 O atendimento se dará em até 20 dias úteis.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

 Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico
Formulário Eletrônico (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) 

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:
1) Acesse o Formulário Eletrônico (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e preenche os dados solicitados;

2) Aguardar a equipe do Arquivo Histórico Municipal (AHM) entrar em contato. 

LEGISLAÇÃO

 Decreto nº 63.076/2023 (link direciona para portal externo);

Anexo Único integrante do Decreto nº 62.087/2022 (link direciona para portal externo.. 

OBSERVAÇÕES

- Pesquisas anteriores a 1858 deverão ser solicitadas no Arquivo da Cúria Metropolitana e, as posteriores aos períodos informados acima, nos próprios cemitérios;

- Após localizar a informação, caso necessário, o interessado pode solicitar no e-mail consultacemiterios.ahm@prefeitura.sp.gov.br a emissão de Certidão de Inteiro Teor do Termo de Sepultamento. Para esse serviço, conforme o Decreto nº 63.076/2023 (link direciona para portal externo), é cobrado o valor de R$ 40,00;

- Em caso de dúvidas escreva para consultacemiterios.ahm@prefeitura.sp.gov.br

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

- Secretaria Municipal da Cultura (SMC);

- Arquivo Histórico Municipal (AHM).

MANIFESTAÇÃO DE SERVIÇO

 É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;

- Ou pelo e-mail faleconosco.ahm@prefeitura.sp.gov.br.

Criado em: 03/12/2024

Atualizado em: 03/12/2024

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