Informações sobre CATE - CadÚnico
O QUE É
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo (SMDET) que oferece, entre outros serviços, o cadastramento ou atualização de dados no CadÚnico.
O CadÚnico (Cadastro Único) é o cadastro que possibilita a participação no Programa Bolsa Família e em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, para famílias que atendam aos critérios de cada programa.
Na cidade de São Paulo, a entrevista para inserção ou atualização do CadÚnico deve ser prioritariamente agendada.
QUANDO SOLICITAR
Quando a família tiver interesse em realizar ou atualizar o cadastro para acessar programas sociais que exigem inscrição no CadÚnico.
PÚBLICO-ALVO
Famílias residentes na cidade de São Paulo, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para a solicitação:
O cadastro é da família e a pessoa responsável por responder à entrevista (idade igual ou superior a 16 anos, preferencialmente mulher) deverá apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto;
- CPF ou Título de eleitor;
- Comprovante de residência com CEP para confirmar que reside no município de São Paulo (preferencialmente conta de luz, o mais recente possível).
Para os demais integrantes da família, a pessoa responsável pela entrevista deverá apresentar qualquer um destes documentos:
- Registro Geral (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
- Declaração de matrícula de todas as crianças ou adolescentes que estudam (caso haja crianças ou adolescentes na família). A declaração não é obrigatória, mas ajuda no momento do atendimento.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Este serviço precisa de agendamento prévio. Agende em:
- Agenda CadÚnico (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portal Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Telefônico:
- Ligue para a Central Telefônica SP156.
Após o agendamento, o atendimento presencial ocorrerá na data, hora e local escolhidos nos:
- Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (clique aqui para consultar endereços - link direciona para portal externo);
- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (clique aqui para consultar endereços - link direciona para portal externo);
- Unidades do Descomplica SP (clique aqui para consultar endereços - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Agende atendimento utilizando o Agenda CadÚnico ou o Portal Descomplica SP;
2) Compareça ao local da entrevista no dia e horário agendados com os documentos em mãos;
3) Realize a entrevista;
4) Aguarde a liberação do benefício pelo Governo Federal.
Telefônico:
1) Agende atendimento pela Central Telefônica SP156;
2) Compareça ao local da entrevista no dia e horário agendados com os documentos em mãos;
3) Realize a entrevista;
4) Aguarde a liberação do benefício pelo Governo Federal.
LEGISLAÇÃO
Decreto Federal Nº 11.016/2022 - Regulamenta o CadÚnico (clique aqui para acessar o texto oficial);
Portaria MC Nº 810/2022 - Procedimentos para gestão do CadÚnico (clique aqui para acessar);
Instrução Normativa Conjunta SAGICAD/SENARC/SNAS/MDS Nº 4/2023 (clique aqui para acessar).
OBSERVAÇÕES
- Caso não possa comparecer na data e local agendado, faça o reagendamento ou o cancelamento com antecedência (clique aqui para acessar);
- O cadastro é da família. Portanto, todos os membros da família devem ser incluídos no mesmo cadastro;
- No caso de pessoas com representante legal (curatela, tutela ou guarda judicial) que moram sozinhas ou estão institucionalizadas e precisam realizar inserção ou atualização no CadÚnico, além dos documentos acima, o representante legal deverá apresentar o documento comprobatório da representação legal da pessoa representada (termo de tutela, curatela ou termo de guarda judicial), assim como seu CPF, documento de identificação e comprovante de endereço.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 27/11/2024
Atualizado em: 01/04/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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