Informações sobre Pedir assistência técnica e extensão rural individualizada das Casas de Agricultura Ecológicas (CAEs)
O QUE É
O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é realizado pelas Casas de Agricultura Ecológica (CAEs) para o apoio direto a cada local de agricultura em sua especificidade, com o objetivo de aumentar o nível tecnológico e as condições para a produção sustentável a partir de práticas agroecológicas. O atendimento é realizado por extensionista* de referência que faz visitas periódicas ao local e fornece orientações em relação a plantio, técnicas de agricultura, planejamento de produção, entre outras. O atendimento é guiado por um plano elaborado em conjunto e pode proporcionar o acesso integrado a serviços para o fortalecimento das atividades agrícolas em cada local.
* Extensionistas: profissionais que realizam assistência técnica e extensão rural
QUANDO SOLICITAR
A qualquer momento.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas responsáveis por locais de agricultura (comerciais, hortas comunitárias, agricultura de povos tradicionais) na cidade de São Paulo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias da pessoa responsável pelo local de agricultura:
- Nome;
- Forma de contato;
Informações necessárias do local a ser cadastrado:
- Endereço completo (incluindo pontos de referência);
- Nome;
- Outras informações relevantes para a contextualização sobre a atividade exercida.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
Presencial:
Casa de Agricultura Ecológica (CAE) Sul:
Endereço: Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 - Jardim dos Álamos - Parelheiros (dentro da subprefeitura de Parelheiros) (clique aqui para ver no mapa – link direciona para portal externo), horário de atendimento: das 09h às 12h e das 13h às 17h, atendimento em dias úteis;
Casa de Agricultura Ecológica (CAE) Leste:
Endereço: Rua Major Vitorino de Souza Rocha, 146 - Vila Teresinha - São Paulo (Subdistrito José Bonifácio) (clique aqui para ver no mapa – link direciona para portal externo), horário de atendimento: das 09h às 12h e das 13h às 17h, atendimento em dias úteis;
Casa de Agricultura Ecológica (CAE) Norte, Centro-Oeste:
Endereço: Avenida João Marcelino Branco - Vila dos Andrades (dentro da subprefeitura Freguesia / Brasilândia) (clique aqui para ver no mapa – link direciona para portal externo), horário de atendimento: das 09h às 12h e das 13h às 17h, atendimento em dias úteis.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico
2) Escolha o tipo do seu local e selecione “Incluir local”;
3) Selecione a categoria de cadastro (agricultura, mercado, turismo e vivência rural ou iniciativas e políticas públicas);
4) Escolha a subcategoria de cadastro (tipo de “mercado”, tipo de “agricultura”, tipo de “vivência” ou tipo de “iniciativa”)
5) Preencha o formulário informando dados solicitados sobre a pessoa responsável e sobre o local, bem como incluindo fotos para publicação e descrição da iniciativa;
Caso faltem mais informações, a equipe de moderação da plataforma as solicitará por e-mail ou por mensagem no celular.
6) Caso precise, complemente as informações de cadastro por e-mail ou por mensagem;
7) Confira o cadastro após a confirmação da equipe de moderação da Plataforma Sampa+Rural;
8) Receba a placa física (a equipe entrará em contato para agendamento da entrega) e o coloque em local de fácil acesso e visibilidade.
Presencial:
1) Compareça a uma das Casas de Agricultura Ecológicas (CAEs);
2) Informe os dados necessários para o cadastro para a pessoa responsável pelo atendimento presencial;
3) Aguarde a publicação do perfil e a entrega da placa.
Caso você não tenha fotografias do local, ao fazer o cadastro presencialmente, a pessoa responsável pelo atendimento pedirá para a equipe da Coordenadoria de Agricultura (CA-SMDET) publicar o perfil ainda assim. Depois, você precisará acessar o perfil publicado e clicar “enviar fotos do local” para deixar o perfil completo. Este mesmo procedimento poderá ser refeito a qualquer tempo.
LEGISLAÇÃO
- Decreto municipal nª de 28/ 2023 (link direciona para portal externo);
OBSERVAÇÕES
- A partir do contato inicial com a(o) extensionista da assistência técnica e extensão rural (ATER) municipal e confirmada a elegibilidade e viabilidade do atendimento, será pactuado um Plano Regenerativo e de Desenvolvimento Produtivo.
- O atendimento a cada local de agricultura é único e variável conforme as necessidades e as potencialidades de cada local.
- A Assistência Técnica é o acesso inicial a outros componentes que integram o Programa Sampa+Rural, como a Patrulha Mecanizada Agroecológica e o Programa Operação Trabalho (POT) Agricultura. Os locais de agricultura considerados elegíveis para o atendimento do Programa Sampa+Rural acessam os componentes do Programa conforme a necessidade técnica identificada no local e são priorizados conforme o grau de vulnerabilidade.
- O Programa Sampa+Rural não fornece atendimento individualizado de ATER a quintais produtivos (considera-se quintal produtivo locais de agricultura com produção destinada ao consumo próprio, em que a atividade agrícola não representa o maior tempo de trabalho daquela família). Essas iniciativas podem ser contempladas pelo Programa Sampa+Rural com outros serviços, como oficinas, cursos e outras atividades disponibilizadas para os munícipes.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Coordenadoria de Agricultura (CA);
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
Criado em: 29/10/2024
Atualizado em: 22/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS