Informações sobre Táxi - Homologação de veículo para exercer atividade
O QUE É
É o serviço disponível para a consulta ou solicitação para autorizar a MARCA/MODELO/VERSÃO de veículo para exercer atividade do transporte público no município de São Paulo.
QUANDO SOLICITAR
Quando a marca/modelo/versão não estiver homologada para exercer atividade do transporte público no município de São Paulo.
PÚBLICO ALVO
Qualquer pessoa interessada em consultar ou homologar veículo no modal táxi.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para solicitação.
- Requerimento para abertura de Processo SEI (clique aqui para acessar documento PDF) solicitando estudos para homologação com a indicação da modalidade /categoria que irá operar;
- CNH, CPF ou documento com foto do requerente;
- Ficha Técnica ou Catálogo com as características técnicas do veículo fornecidas pelas montadoras ou concessionários;
Para veículos usados – Apresentar o número do código Marca/Modelo/Versão (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito - CAT) ou Marca/Modelo do veículo requerido (Faixa do IPVA), conforme consta no CRV-e (Certificado de Registro do Veículo eletrônico);
Para veículo zero quilômetro - Apresentar o número do código Marca/Modelo/Versão conforme consta na Nota Fiscal de origem.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Para consulta
Gratuito (2025);
Para solicitação de Homologação
R$ 28,90 (2025).
PRAZO MÁXIMO
45 dias.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Para consulta: dtp.dif@prefeitura.sp.gov.br
Para solicitação de homologação: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br
Presencial:
- Praça de atendimento do Departamento de Transportes Públicos (DTP) - (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo). Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Enviar e-mail para dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br solicitando o SERVIÇO DE INTERESSE. Anexe no e-mail o Requerimento para abertura de Processo SEI clique aqui (para acessar documento PDF) seguido dos documentos listados em REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES;
2) Sua documentação será recebida sendo encaminhada resposta de seu e-mail com o boleto (DAMSP), para pagamento e posterior retorno do comprovante de quitação;
3) Após recebimento do comprovante de pagamento, será autuado o processo Administrativo - SEI e sua solicitação será registrada e encaminhada à área responsável para análise;
4) O atendente analisará a documentação e em havendo dúvidas ou documentação não estando de acordo o mesmo atendente orientará o interessado, em estando tudo correto concluirá o seu serviço;
5) Para acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos clique aqui (link direciona para portal externo).
LEGISLAÇÃO
- Lei 7.329/1969 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 10.154/1986 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 14.491/2007 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei n° 16.311/2015 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT/SETRAM/DTP 145/2019 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT/SETRAM/DTP 187/2022 (link direciona para portal externo);
- Portaria SMT/SETRAM/DTP 18/2023 (link direciona para portal externo);
- Portaria SMT/SETRAM/DTP 51/2023 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Consulta sobre MARCA/ MODELO/VERSÃO homologada:
Informações e consulta de veículos homologados podem ser obtidas através do e-mail: dtp.dif@prefeitura.gov.br
Para consulta é necessário fornecer o número do código Marca/Modelo/Versão (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito - CAT) ou Marca/Modelo do veículo requerido (Faixa do IPVA), conforme consta no CRV-e (Certificado de Registro do Veículo eletrônico).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT);
- Departamento de Transportes Públicos (DTP);
- Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM).
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 12/09/2024
Atualizado em: 21/03/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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