Informações sobre Táxi - Cadastramento e Renovação de despachante
O QUE É
É o serviço disponível para credenciamento ou renovação de credencial de despachante documentalista para atuar junto aos serviços do Departamento de Transportes Públicos (DTP).
QUANDO SOLICITAR
O cadastro pode ser solicitado quando o despachante tiver interesse em atuar nos serviços do Departamento de Transportes Públicos (DTP). A renovação pode ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento da Credencial de Despachante.
PÚBLICO ALVO
Despachantes documentalistas.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para fazer o pedido:
- Requerimento preenchido e assinado;
- 2 fotos 2x2;
- RG, CPF, ou CNH do interessado;
- Comprovante de residência - apresenta uma dos últimos 6 meses;
- Atestado de Antecedentes Criminais;
- Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM);
- Documento do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas ( CRDD/SP )- ref. 2022;
- Crachá Despachante expedido pelo CRDD - ref. 2022;
- Certidão de Distribuição de Ações Criminais na Comarca da Capital (clique aqui para solicitar - link direciona para portal externo);
- Certidão de Execução Criminal na Comarca da Capital (SAJ PG5) (clique aqui para solicitar - link direciona para portal externo).
AVISOS!
- Quando houver anotação nas Certidões de Execução e/ou Distribuição Criminal, apresentar Certidão de Objeto e Pé e/ou Execução Penal Explicativa, a mesma deverá ser solicitada no cartório onde tramita o processo;
- Em caso de anotação por homônimo (pessoas diferentes que possuem nomes de grafia idêntica), o modelo de Certidão de Homonímia está disponível em Declaração Homonímia (clique aqui para baixar documento word) e deve ser impressa, preenchida de próprio punho e assinada pelo interessado;
- Todos os documentos deverão apresentar os mesmos dados do solicitante, não podendo haver divergências de informações.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
R$ 218,30
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Enviar No setor de Protocolo do DTP, através do E-mail: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br
Presencial:
-Praça de atendimento DTP (Rua Joaquim Carlos, 655 – Pari – São Paulo – SP). Horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 16h00.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial
1) Comparecer no Protocolo do Departamento de Transportes Públicos (DTP) (Bloco A) que está localizado na R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo) com a documentação necessária;
2) Caso todos os documentos estejam corretos, será autuado um processo Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
3)Com o número do protocolo recebido, o interessado poderá acompanhar os encaminhamentos do serviço e o recebimento do atestado. Para consultar o SEI clique aqui https://processos.prefeitura.sp.gov.br/Forms/Principal.aspx opção Acessar meus Processos
OBSERVAÇÕES
- Caso a atual credencial esteja vencida, o Despachante será automaticamente bloqueado no sistema e ficará impossibilitado de enviar serviços até que regularize a situação perante o Departamento de Transportes Públicos (DTP).
LEGISLAÇÃO
Lei 7.329/1969 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT-GAB 175/1990 (link direciona para portal externo);
Lei 10.602/2002 (link direciona para portal externo);
Lei 14.282/2021 (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Departamento de Transportes Públicos (DTP);
Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM);
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 05/09/2024
Atualizado em: 19/09/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS