Informações sobre Táxi - Trocar carro usado
O QUE É
É a solicitação para incluir ao Alvará de Estacionamento de Táxi um carro para ser utilizado no serviço de táxi.
QUANDO SOLICITAR
Quando o titular de Alvará de Estacionamento de Táxi quiser incluir um veículo de sua propriedade e/ou de um coproprietário.
PÚBLICO-ALVO
Taxista interessado em substituir seu veículo antigo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários:
Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) - (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
- Em nome do titular
- Se em nome de terceiros, com a comunicação de venda em nome do titular e firma reconhecida em cartório;
- Em nome do coproprietário
- Se em nome de terceiros, com a comunicação de venda em nome do coproprietário e firma reconhecida em cartório.
- DAMSP (Documento de Arrecadação do Município de São Paulo) (link direciona para portal externo); paga com o respectivo comprovante de pagamento.
- Alvará de Estacionamento;
- Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (CONDUTAX).
PRAZO MÁXIMO
10 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
R$ 307,90.
CANAIS PARA SOLICITAR
- Para solicitar a troca de carro usado, é necessário seguir duas etapas:
Primeira Etapa: Antes de comprar um carro usado (ATENÇÃO, o veículo a ser adquirido deverá obrigatoriamente ser de ano de fabricação mais novo do que o veículo que está saindo da licença), o interessado precisa saber se esse é um veículo homologado pelo Departamento de Transportes Públicos – DTP, apto a prestar o serviço de Táxi no município de São Paulo. O interessado deverá encaminhar um e-mail para dtp.dif@prefeitura.sp.gov.br com os dados do veículo e aguardar resposta:
a) Em caso de resposta negativa, o interessado deverá procurar outro veículo, não comprar o outro sem submeter os dados deste ao DTP no mesmo e-mail acima;
b) Em caso de resposta positiva deverá ir para a segunda etapa;
Segunda Etapa: Com o veículo comprado e documentos deste em mãos, acessar o site do Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP) (clique aqui para acessar - link direcionado para portal externo) para obter a guia DAMSP.
Presencial:
Para solicitação presencial, é necessário acessar o portal de Agendamento - Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui - link direciona para portal externo) e realizar agendamento marcando data e horário para comparecer ao Departamento de Transportes Públicos (DTP) que está localizado na Rua Joaquim Carlos, nº 655 - Pari, São Paulo - SP (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acessar a página Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e na caixa Emissor da DAMSP, clique na opção Condutor;
2) Faça o login e selecione a modalidade Táxi;
3) No campo Selecione o Assunto, clique na opção Licença. Preencha o número do Alvará de Estacionamento e clique em Continuar;
4) No campo Serviço, clique na opção Troca de Carro, Adicionar Serviço e Continuar que a guia DAMSP será emitida;
5) Pague a guia DAMSP e mantenha o recibo com você;
6) Após pagamento da guia DAMSP, providenciar os documentos necessários que estão descritos aqui no campo “Requisitos, Documentos e Informações”;
7) Para realizar o agendamento da vistoria, acesse o portal de Agendamento - Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e clique em “Agendar Atendimento”
Após clicar nessa opção, você será direcionado para uma página para preencher seus dados pessoais, após você será direcionado para outra página perguntando qual a categoria, clique em “Táxi” e procure o serviço de “Vistoria - Táxi”.
Quando seu agendamento for efetivado, imprima ou apresente de forma digital, o protocolo, pois será necessário para ingressar no interior do DTP no dia de seu atendimento;
8) Compareça na data e horário agendados no Departamento de Transportes Públicos (DTP) que está localizado na R. Joaquim Carlos, 675 - Pari, São Paulo - SP, (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo) para atendimento no CIT;
9) Depois da vistoria “PERMITIDA”, comparecer no Bloco D/Atendimento e apresente todos os documentos necessários;
10) Durante o atendimento e estando seus documentos corretos, será emitido informação endereçado ao DETRAN solicitando o licenciamento e mudança de Categoria de Particular para Aluguel, Troca de Propriedade ou ambos, conforme o caso.
11) Para saber sobre os procedimentos que devem ser feitos no DETRAN, acesse a página
12) Após concluída a etapa do DETRAN, faça o agendamento de vistoria no Departamento de Transporte Público (DTP) pelo portal de Agendamento - Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui - link direciona para portal externo). Siga o item 7 acima e clique em “Táxi - Vistoria”.
13) Com o documento do veículo emplacado na categoria aluguel, em nome do interessado ou do segundo titular, e com o laudo de vistoria do DTP “APROVADO”, siga para o Bloco D/Atendimento, caso conste no documento “reserva de domínio”, também deverá ser apresentado o contrato de reserva de domínio.
Presencial:
ATENÇÃO: É obrigatório 3 (três) agendamentos que é feito pelo próprio interessado, conforme segue:
1) Agendamento 1: Seguindo os passos acima do agendamento eletrônico, acesse o link Agendamento - Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui - link direciona para portal externo) - Este agendamento é para vistoria “PERMITIDA” do veículo iniciando o processo de troca;
Agendamento 2: Seguindo os mesmos passos do agendamento 1 clique no link acima informado e agende para atendimento presencial no Bloco D/Atendimento;
2) Compareça na data e horário do agendamento 1, no Departamento de Transportes Públicos (DTP) que está localizado na R. Joaquim Carlos, 675 - Pari, São Paulo - SP, (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo);
3) Passar com o veículo em vistoria para obtenção do Laudo de “PERMITIDA”;
4) Compareça na data e horário do agendamento 2, no Bloco D / Atendimento, apresentar todos os documentos necessários;
5) Durante o atendimento e estando seus documentos corretos, será emitido informação endereçado ao DETRAN solicitando o licenciamento e mudança de Categoria de Particular para Aluguel, Troca de Propriedade ou ambos, conforme o caso.
6) Para saber sobre os procedimentos que devem ser feitos no DETRAN, acesse a página
7) Agendamento 3: Seguindo os passos dos agendamentos anteriores, acesse o link Agendamento - Departamento de Transportes Públicos (DTP) (clique aqui - link direciona para portal externo) - Este agendamento é para vistoria “APROVADA”, do veículo iniciando a finalização do processo de troca;
8) Com o documento do veículo emplacado na categoria aluguel, em nome do interessado ou do segundo titular, e com o laudo de vistoria do DTP “APROVADA”, siga para o Bloco D/Atendimento, caso conste no documento “reserva de domínio”, também deverá ser apresentado o contrato de reserva de domínio.
OBSERVAÇÕES
É permitida, na troca de carro usado, a apresentação de veículo registrado em nome de Microempreendedor Individual – MEI que deve ser registrada em nome do titular do alvará.
Para maiores informações sobre o serviço de Táxi no município de São Paulo, clique aqui (link direciona para portal externo).
O veículo a ser incluído deve ser mais novo que o baixado. Nos casos em que ambos os veículos tenham o mesmo ano de fabricação, o a ser incluído não poderá exceder a idade máxima de 10 (dez) anos.
LEGISLAÇÃO
Lei n° 7.329/1969 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT/SETRAM Nº 7/2024 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT/SETRAM/DTP Nº 219/2024 (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Departamento de Transportes Públicos (DTP);
Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM);
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 13/08/2024
Atualizado em: 21/03/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS