Informações sobre Táxi - Criação de Ponto de Táxi
O QUE É
É a solicitação para estudar a possibilidade de criar um ponto privativo de estacionamento de táxi na via pública.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver a necessidade de atender o interesse público e o interesse de um grupo de taxistas.
PÚBLICO-ALVO
Condutores, cidadãs(os) e administração pública.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos:
- É necessário verificar junto à Divisão de Estudos, Projetos e Eventos (DEPE) do Departamento de Transportes Públicos (DTP) - Endereço: R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP, 03019-000 (clique aqui para ver o endereço no mapa - link direciona para portal externo) se já existe uma proposta de criação de ponto no local pretendido. Você deve comunicar na entrada que deseja ir no Bloco B. Não é necessário agendamento;
- Mínimo 6 taxistas interessados na criação do novo ponto.
Documentos necessários para a solicitação (somente para os taxistas interessados):
- Requerimento de abertura de Processo SEI (clique aqui para acessar documento PDF) com os dados dos taxistas interessados na criação;
- Abaixo assinado com no mínimo 6 taxistas interessados
- Alvará de estacionamento de todos os taxistas interessados – cópia simples;
- Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (CONDUTAX) - de todos os taxistas interessados – cópia simples;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de todos os condutores interessados – cópia simples;
- Croqui simples sem escala e legível do local sugerido para formação do ponto;
- 2 fotos legíveis do local sugerido.
PRAZO MÁXIMO
90 dias a partir da abertura do processo.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Processo administrativo: R$ 218,30
Inclusão: R$ 218,30
Troca: R$ 302,40
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Departamento de Transportes Públicos (DTP) - Endereço: R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
Não é necessário agendamento.
1) Compareça no Departamento de Transportes Públicos (DTP) - Endereço: R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP, 03019-000 (clique aqui para ver o endereço no mapa - link direciona para portal externo). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h;
2) Informe que deseja ir a Divisão de Estudos, Projetos e Eventos (DEPE) (Bloco B) para consultar se existe uma proposta já em andamento sobre a criação de um ponto de táxi no local que você pensou;
3) Caso não exista, você pode solicitar a criação do ponto de táxi;
4) Vá até o Bloco A do prédio e faça seu pedido;
5) O atendente deve receber sua documentação (verificar os documentos necessários em “Requisitos, Documentos e Informações”) e deve emitir um boleto (DAMSP), para pagamento e posterior retorno do comprovante de quitação;
3) Após recebimento do comprovante de pagamento, será autuado o processo Administrativo - SEI e sua solicitação será registrada e encaminhada à área responsável para análise;
4) O atendente analisará a documentação e em havendo dúvidas ou documentação não estando de acordo o mesmo atendente orientará o interessado, em estando tudo correto concluirá o seu serviço.
5) É possível acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
LEGISLAÇÃO
Lei N° 7.329/1969 (link direciona para portal externo);
Decreto Nº 8.439/1969 (link direciona para portal externo);
Decreto nº 43.810/2003 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT/DTP Nº 216/2016 (link direciona para portal externo);
Portaria DTP/GAB Nº 159/2016 – página 20 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Para mais informações sobre Táxi, clique aqui (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Departamento de Transportes Públicos (DTP)
Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM)
Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/07/2024
Atualizado em: 19/07/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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