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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Táxi - Criação de Ponto de Táxi

O QUE É

É a solicitação para estudar a possibilidade de criar um ponto privativo de estacionamento de táxi na via pública. 

QUANDO SOLICITAR

Quando houver a necessidade de atender o interesse público e o interesse de um grupo de taxistas. 

PÚBLICO-ALVO

Condutores, cidadãs(os) e administração pública. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Requisitos:

- É necessário verificar junto à Divisão de Estudos, Projetos e Eventos (DEPE) do Departamento de Transportes Públicos (DTP) -  Endereço: R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP, 03019-000 (clique aqui para ver o endereço no mapa - link direciona para portal externo) se já existe uma proposta de criação de ponto no local pretendido. Você deve comunicar na entrada que deseja ir no Bloco BNão é necessário agendamento;
- Mínimo 6 taxistas interessados na criação do novo ponto.
Documentos necessários para a solicitação (somente para os taxistas interessados):
Requerimento de abertura de Processo SEI (clique aqui para acessar documento PDF) com os dados dos taxistas interessados na criação;

- Abaixo assinado com no mínimo 6 taxistas interessados 

- Alvará de estacionamento de todos os taxistas interessados – cópia simples; 

- Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (CONDUTAX) - de todos os taxistas interessados – cópia simples; 

- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de todos os condutores interessados – cópia simples;

- Croqui simples sem escala e legível do local sugerido para formação do ponto;

- 2 fotos legíveis do local sugerido.

PRAZO MÁXIMO

90 dias a partir da abertura do processo.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Processo administrativo: R$ 218,30

Inclusão: R$ 218,30 

Troca: R$ 302,40 
CANAIS PARA SOLICITAR

Presencial:

Departamento de Transportes Públicos (DTP) - Endereço: R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo)
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
Não é necessário agendamento. 

1) Compareça no Departamento de Transportes Públicos (DTP) -  Endereço: R. Joaquim Carlos, 655 - Pari, São Paulo - SP, 03019-000 (clique aqui para ver o endereço no mapa - link direciona para portal externo). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h
2) Informe que deseja ir a Divisão de Estudos, Projetos e Eventos (DEPE) (Bloco B) para consultar se existe uma proposta já em andamento sobre a criação de um ponto de táxi no local que você pensou;

3) Caso não exista, você pode solicitar a criação do ponto de táxi;
4) Vá até o Bloco A do prédio e faça seu pedido;
5)  O atendente deve receber sua documentação (verificar os documentos necessários em “Requisitos, Documentos e Informações”) e deve emitir um boleto (DAMSP), para pagamento e posterior retorno do comprovante de quitação;

3) Após recebimento do comprovante de pagamento, será autuado o processo Administrativo - SEI e sua solicitação será registrada e encaminhada à área responsável para análise;

4) O atendente analisará a documentação e em havendo dúvidas ou documentação não estando de acordo o mesmo atendente orientará o interessado, em estando tudo correto concluirá o seu serviço. 

5) É possível acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento pelo Portal de Processos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

LEGISLAÇÃO

Lei N° 7.329/1969 (link direciona para portal externo);

Decreto Nº 8.439/1969 (link direciona para portal externo);

Decreto nº 43.810/2003 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT/DTP Nº 216/2016 (link direciona para portal externo);

Portaria DTP/GAB Nº 159/2016 – página 20 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

Para mais informações sobre Táxi, clique aqui (link direciona para portal externo).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Departamento de Transportes Públicos (DTP)

Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM)

Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT)

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): 

- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município

- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município

- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município

- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 19/07/2024

Atualizado em: 19/07/2024

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