Informações sobre ChatSP156 (WhatsApp) - Dúvidas frequentes
O QUE EU POSSO FAZER ATRAVÉS DO CHAT?
Você pode solicitar 11 serviços digitais e acompanhar seus protocolos do 156.
EU PRECISO TER WHATSAPP NO MEU CELULAR OU COMPUTADOR?
Ao acessar pelo celular é necessário ter o aplicativo do WhatsApp, mas pelo computador esse acesso pode ser via WhatsApp Web, pelo navegador.
VOU PRECISAR BAIXAR ALGUM APLICATIVO 156?
Não, basta adicionar o número 11 3230-5156 no WhatsApp (link externo). Lembrando que esse é o único número do Chat SP156.
COMO FAÇO PARA ACESSAR O CHAT?
Você pode acessar mandando uma mensagem direto para o WhatsApp 11 3230-5156 (link externo). Lembrando que esse é o único número do Chat SP156.
VOU PRECISAR DE ALGUMA SENHA PARA CONVERSAR?
Não é necessária nenhuma senha para acessar o chatbot. Porém, para solicitar alguns serviços é necessário estar cadastrado no SP156. São eles:
Adotar cães e gatos;
Solicitar remoção de veículos/carcaças abandonadas;
Ponto de ônibus - Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente.
O QUE EU VOU PODER PEDIR/DENUNCIAR?
11 serviços podem ser solicitados pelo Chat SP156. São eles:
1. Tapa-buraco;
2. Baixas Temperaturas - Solicitar atendimento social;
3. Adotar cães e gatos;
4. Denunciar violência contra a mulher;
5. Denunciar racismo;
6. Árvore - Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção;
7. Entulho e grandes objetos em via público - solicitar remoção;
8. Solicitar remoção de veículo/carcaça abandonado na via pública;
9. Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita ;
10. Foco de dengue - Solicitar vistoria de local com água parada;
11. Ponto de ônibus - Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente.
QUEM VAI FALAR COM USUÁRIO? É UM ROBÔ?
Sim, o Chat SP156 é um robô de atendimento - um chatbot. Um chatbot é um programa de computador que envia mensagens e fornece informações por meio de uma conversa com o usuário. Além disso, o Chat SP156 também permite a solicitação de serviços públicos municipais e acompanhamento de protocolos abertos em qualquer canal do 156.
VOU PRECISAR ME IDENTIFICAR?
Não é necessário se identificar para conversar com o Chat SP156 e nem para solicitar a maioria dos serviços dentro dele. Porém, por definição dos órgãos competentes, alguns serviços necessitam que o usuário se identifique com sua conta do SP156. São eles:
Adotar cães e gatos;
Solicitar remoção de veículos/carcaças abandonadas;
Ponto de ônibus - Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente.
TENHO QUE ME CADASTRAR ANTES NO SISTEMA SP156?
Não é necessário estar cadastrado para conversar com o Chat SP156 e nem para solicitar a maioria dos serviços disponibilizados nele, como Tapa-buraco por exemplo. Apenas alguns serviços necessitam que o solicitante se identifique com sua conta do SP156, por definição dos órgãos competentes. São eles:
Adotar cães e gatos;
Solicitar remoção de veículos/carcaças abandonadas;
Ponto de ônibus - Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente.
VOU TER UM NÚMERO DE PROTOCOLO?
A conversa com o robô em si não gera protocolo de atendimento; mas caso preencha e conclua uma solicitação, você receberá seu protocolo de atendimento normalmente. Você pode, inclusive, acompanhar o andamento da sua solicitação dentro do próprio Chat SP156.
A MINHA CONVERSA VAI SER ENCAMINHADA PARA QUE TENHA SOLUÇÃO?
O Chat SP156 irá encaminhar o protocolo com seu pedido para o órgão competente como qualquer outro realizado dentro do Portal, App e Central Telefônica. Para isso, porém, é necessário preencher e concluir uma solicitação dentro do Chat SP156. Mensagens fora do contexto da solicitação não serão enviadas ao órgão.
QUANTO TEMPO PODE DURAR ESSA CONVERSA, TEM UM LIMITE?
Não há limite de tempo para uso do Chat SP156.
SE NÃO FICAR SATISFEITO COM O ATENDIMENTO DO ROBÔ PODEREI SER ATENDIDO POR UMA PESSOA?
Sim! O atendimento humano e o Chat SP156 irão coexistir.
A CONVERSA É REGISTRADA NA CENTRAL?
Apesar de o sistema por trás dos atendimentos ser o mesmo (SIGRC - O Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão) do utilizado pela central, o registro das solicitações será vinculado ao atendimento do chatbot. Porém, após solicitar um serviço via Chat SP156 você queira ligar na central para acompanhar a solicitação, é possível.
Criado em: 23/01/2024
Atualizado em: 11/06/2024
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