Informações sobre Bilhete Único de Estudante – Solicitar 2ª via
O QUE É
É a solicitação da 2ª via do Bilhete Único de Estudante que permite e facilita o acesso no sistema de transporte público por ônibus, estações do expresso Tiradentes e nos trens do metrô, CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade para estudantes que tenham direito ao benefício da meia-tarifa ou da gratuidade.
QUANDO SOLICITAR
Em caso de perda, extravio, roubo, furto, quebra ou falha do bilhete único de estudante.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, de cursos autorizados e oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos:
- A instituição de ensino deverá ter uma distância mínima de 1 quilômetro da casa do aluno, e ligação de transporte coletivo público entre esses pontos;
- É necessário que os alunos morem na Cidade de São Paulo e estudem na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios de Campo Limpo Paulista, Jundiai ou Várzea Paulista; ou residam na Região Metropolitana de São Paulo ou nos municípios de Campo Limpo Paulista, Jundiaí ou Várzea Paulista e estudem na Cidade de São Paulo;
- O estudante deve possuir matrícula ativa para o ano letivo vigente e estar cadastrado, pela Instituição de Ensino onde estuda, no Sistema de Bilhetagem Eletrônica da SPTrans.
Documentos a serem anexados para solicitar o serviço:
- RG - obrigatório;
- CPF - obrigatório;
- Comprovante recente de residência – máximo de 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.) - obrigatório.
PRAZO MÁXIMO
Em até 15 dias o cartão poderá ser enviado ao endereço que o estudante escolher ou, após 3 dias úteis, estará disponível para retirada em um Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para conferir os endereços - link direciona para portal externo)
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Para receber o cartão no seu endereço:
R$44,00, valor correspondente a 10 tarifas de ônibus.
Para retirar em um Posto de Atendimento da SPTrans:
R$30,80, valor correspondente a 07 tarifas de ônibus.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Cancelar a primeira via do cartão.
Para solicitar o cancelamento:
- Telefônico: Ligue para a Central telefônica 156;
- Eletrônico: Acesse seu cadastro do bilhete único no Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e clique no menu “Meus Cartões”;
- Presencial: Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar o site com os endereços - link direciona para portal externo).
2) Solicitar a 2ª via do cartão pelo site Bilhete Único Estudante - SPTrans - DNE (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
3) Pagar o valor correspondente (confira no item “Taxas ou preço público”).
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT nº 50/2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- No caso de 2ª via do cartão estudante, a nova via do bilhete único de estudante poderá ser retirada nos Postos de Atendimento da SPTrans, após o bloqueio do cartão anterior. O saldo do cartão bloqueado será disponibilizado para recarga após 72 horas do registro da ocorrência;
- No caso do bilhete único de estudante meia-tarifa, os créditos eletrônicos são comprados diretamente pelo usuário com redução de 50% sobre as tarifas básicas vigentes (clique aqui para consultar - link direciona para portal externo) para o usuário comum;
- No caso do bilhete único de estudante com gratuidade, as cotas de viagens gratuitas são disponibilizadas com redução de até 100% sobre as tarifas básicas vigentes (clique aqui para consultar - link direciona para portal externo) para o usuário comum.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(o) pode manifestar-se sobre o serviço prestado quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 27/10/2023
Atualizado em: 26/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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