Informações sobre Arquivo Histórico Municipal - Fazer pesquisa nos livros de sepultamento dos cemitérios da cidade de São Paulo
O QUE É
É a solicitação para consultar nos livros de registros custodiados pelo Arquivo Histórico Municipal (AHM) os sepultamentos realizados em cemitérios públicos do município de São Paulo.
Abaixo, os livros que constituem o acervo com o respectivo período:
- Araçá – 04/07/1897 a 13/04/1960 (os livros de 1950 a 1960 estão em processo de restauro);
- Brás (Quarta Parada) – 06/01/1893 a 04/02/1941;
- Colônia Alemã – 06/09/1910 a 31/12/1970;
- Consolação – 15/08/1858 a 10/09/1960;
- Freguesia do Ó – 01/01/1901 a 08/11/1928;
- Lageado – 12/10/1904 a 31/12/1924;
- Lapa – 01/11/1918 a 17/04/1929;
- Ordem Terceira do Carmo – 03/01/1906 a 21/05/1968;
- Penha – 10/04/1896 a 24/01/1929;
- Santana – 08/04/1897 a 27/12/1928;
- Santo Amaro – 03/11/1890 a 19/01/1949;
- São Miguel – 10/03/1901 a 16/04/1977;
- São Paulo – 16/01/1926 a 17/10/1929;
- Vila Mariana – 17/11/1904 a 13/12/1927.
QUANDO SOLICITAR
Quando desejar levantar informações de caráter legal probatório sobre óbitos de antepassados para embasar desde pedidos de dupla cidadania, prova para fundamentar abertura de processo junto ao Serviço Funerário Municipal a fim de reaver posse de terreno perpétuo ou, ainda, para realizar pesquisa acadêmica ou estudos genealógicos.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer cidadão, residente ou não na cidade de São Paulo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Nome completo do solicitante;
- Telefone para contato com DDD (para contato em caso de dúvidas);
- E-mail.
Para efetuar a pesquisa, são necessários os seguintes dados:
- Nome completo do falecido(a) e possíveis variações;
- Caso saiba a data exata, indique a data do falecimento (entre 1858 e 1977);
Importante: Caso não saiba a data exata do falecimento, indique o ano ou o período com intervalo de, no máximo, 3 anos para mais ou menos. Por se tratar de uma pesquisa manual, as pesquisas sem data exata são limitadas a 3 anos. Diante de uma resposta negativa, podem ser solicitadas novas pesquisas.
- Cemitério onde foi realizado o sepultamento.
PRAZO MÁXIMO
Até 20 dias úteis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Formulário Eletrônico (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acessar o Formulário Eletrônico (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e preencher os dados solicitados;
2) Aguardar a equipe do Arquivo Histórico Municipal (AHM) entrar em contato.
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 63.076/2023 (link direciona para portal externo);
Anexo Único integrante do Decreto nº 62.087/2022 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Pesquisas anteriores a 1858 deverão ser solicitadas no Arquivo da Cúria Metropolitana e, as posteriores aos períodos informados acima, nos próprios cemitérios;
- Após localizar a informação, se for necessário, o munícipe pode solicitar no e-mail consultacemiterios.ahm@prefeitura.sp.gov.br a emissão de Certidão de Inteiro Teor do Termo de Sepultamento. Para esse serviço, conforme o Decreto nº 63.076/2023 (link direciona para portal externo), é cobrado o valor de R$ 40,00;
- Escreva para consultacemiterios.ahm@prefeitura.sp.gov.br em caso de dúvida.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Arquivo Histórico Municipal – AHM
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 17/05/2023
Atualizado em: 10/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS