Informações sobre Bilhete Único Comum - Solicitar alteração de tipo de crédito adquirido
O QUE É
É o pedido para alterar o tipo de crédito do bilhete único para quem comprou engano.
Exemplo: uma pessoa que comprou créditos do tipo comum, mas queria comprar o tipo temporal (mensal ou diário).
QUANDO SOLICITAR
Quando por engano, você compra créditos do tipo que você não queria ou não usa e deseja alterar para outro tipo.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que utilizam créditos dos tipos comum ou estudante (mensal ou diário).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para fazer o pedido:
- Documento pessoal com foto (RG, CNH, RNE, CIE – em casos de estrangeiros, Protocolo de refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento apresentado).
Informações necessárias para fazer o pedido:
- Telefone;
- E-mail;
- Comprovante de compra dos créditos do bilhete único - digitalizado.
PRAZO MÁXIMO
Até 7 dias após a solicitação.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos - link direciona para portal externo). Leia o passo a passo do procedimento abaixo no campo “Principais Etapas”.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Compareça em um dos postos da SPTrans com os documentos originais contendo foto, documento com a sua assinatura e o bilhete único. Caso queira consultar quais são os postos de atendimento acesse o site do Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos - link direciona para portal externo);
2) Informe que deseja trocar o tipo de crédito adquirido pelo tipo que você usa;
3) Após o prazo de sete dias corridos, basta encostar o cartão em um dos terminais de autoatendimento para realizar a troca.
LEGISLAÇÃO
Decreto Nº 58.639, de 22 de fevereiro de 2019 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT.GAB nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 27/03/2023
Atualizado em: 19/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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