Informações sobre Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa - Solicitar cancelamento a partir de 65 anos
O QUE É
É o serviço sobre informações de como solicitar cancelamento do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa, a partir de 65 anos, por motivo de perda, extravio, roubo ou furto.
Atenção! Essa ação é necessária para solicitar a 2ª via do bilhete.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver a perda, extravio, roubo ou furto do cartão.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que, comprovadamente, morem na Cidade de São Paulo, municípios da Região Metropolitana de São Paulo ou nas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para solicitação:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto);
- Comprovante recente de residência – últimos 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.).
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Faça o login, informando RG, CPF ou e-mail e senha cadastrada. Caso não tenha realizado cadastro anterior, clique no botão cadastre-se;
3) No menu de serviços, escolha a opção: “Pessoa Idosa” e “Idoso - Solicitação de cancelamento/bloqueio do bilhete único”;
4) Acompanhe o seu pedido na opção “Minhas Solicitações” do Portal de Atendimento SP156 (clique aqui para acessar - link direciona para portal e envie informações ou documentos complementares caso seja solicitado;
5) Após solicitação de “cancelamento/bloqueio do bilhete único” ser aprovada, solicite a 2ª via do Bilhete Único da Pessoa Idosa no menu de serviços, opção “Idoso” e “Idoso - Bilhete Único - Solicitação da 2°via”.
Presencial:
1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo);
2) Na central de atendimento, apresente um documento de identificação com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado), CPF e comprovante recente de residência – últimos 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc);
3) Informe o motivo do bloqueio.
Telefônico:
1) Ligue na Central 156;
2) Informe os dados e documentos solicitados pelo atendente;
3) Seu bilhete único será cancelado;
4) Após o cancelamento, solicite a 2° via do bilhete único através do atendimento presencial nos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para agendar e consultar os endereços - link direciona para portal externo) ou consulte as informações na página Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa – Solicitar a 2° via para 65 anos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e solicite de forma eletrônica.
LEGISLAÇÃO
- Lei Municipal nº 13.241/01 (link direciona para portal externo);
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte - SMT nº 50/19 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Lei Federal no 10.471/2003 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(ão) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 26/01/2023
Atualizado em: 29/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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