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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Comum - Solicitar a 2ª via

O QUE É
É o serviço para pedir a 2ª via do Bilhete Único Comum Personalizado por motivo de perda, extravio, roubo, furto, quebra ou falha do cartão.

QUANDO SOLICITAR
Quando houver perda, extravio, roubo, furto, quebra ou falha do cartão.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que têm ou já tiveram um bilhete único comum personalizado. 
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para fazer o pedido:
- Telefone para contato;
- Endereço de e-mail.

Documentos necessários para fazer o pedido:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE ou protocolo de refugiado);

- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto);

- Foto padrão 3X4 (selfie), de boa resolução com fundo branco ou neutro;
- Comprovante recente de residência – últimos 6 meses

(conta de telefone, luz, gás, etc) - cópia.
PRAZO MÁXIMO 

Imediato.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

O custo para a emissão da 2ª via do bilhete único comum personalizado é de R$30,80, valor correspondente a 07 tarifas de ônibus, que deve ser paga em dinheiro. 

AVISOS! Pessoas com 60 a 64 anos, que utilizam a gratuidade no Bilhete Único Comum Personalizado, não pagarão pela emissão da 2ª via.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico: 

Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

Presencial: 

 - Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar a unidade mais próxima da sua casa - link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

2) Faça login, informando RG, CPF ou e-mail e senha cadastrada. Caso não tenha realizado cadastro anterior, clique no botão “cadastre-se”;

3) No menu de serviços, escolha a opção “Comum”;

4) Escolha o serviço: “Bilhete Único - Comum” -  “Solicitação do cancelamento do bilhete” para cancelar a 1ª via; 

5) Informe o motivo do cancelamento da 1ª via do Bilhete Único Comum Personalizado;

6) Envie os documentos necessários;

7) Após a conclusão do pedido, aguarde as orientações pelo e-mail cadastrado para ir a qualquer um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar a unidade mais próxima da sua casa - link direciona para portal externo) e retirar a 2ª via do cartão;

8) Os créditos existentes no cartão cancelado estarão disponíveis para recarga no novo cartão, em até 72 horas.

Presencial: 

1) Compareça a qualquer um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar o endereço da unidade mais próxima da sua casa - link direciona para portal externo);

2) Apresente um documento oficial com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado), CPF (caso o número não conste no documento apresentado) e comprovante de residência (conta de telefone, luz e gás dos últimos 6 meses). Leve uma foto padrão 3X4 (selfie) e informe seu e-mail e telefone; 
3) Solicite o cancelamento do bilhete único comum personalizado e informe o motivo;

4) Pague em dinheiro a taxa de R$30,80, valor correspondente a 07 tarifas de ônibus.  

AVISOS! Pessoas com 60 a 64 anos, que utilizam a gratuidade no Bilhete Único personalizado comum, não pagam pela emissão da 2ª via;

5) Os créditos existentes no cartão cancelado estarão disponíveis para recarga no novo cartão, em até 72 horas.

LEGISLAÇÃO

Lei Municipal nº 13.241/01 (link direciona para portal externo)

Decreto nº 58639/2019 (link direciona para portal externo)

Portaria SMT nº 50/19 (link direciona para portal externo);  

Lei Federal nº  10.471/2003 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES
- Para ter a gratuidade carregada no bilhete único comum personalizado, a partir de 01/02/2023, as pessoas com 60 a 64 anos têm de aproximar o cartão em um equipamento de recarga nas estações, terminais ou dentro dos ônibus municipais, no início de cada mês.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 26/01/2023

Atualizado em: 21/11/2024

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