Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Comum e Pessoa Idosa de 60 a 64 anos - Solicitar a transferência de créditos para o cartão de outra pessoa

O QUE É

É o serviço para pedir a transferência dos créditos do Bilhete Único Comum Personalizado para o cartão de outra pessoa.
Para saber mais sobre o seu Bilhete Único Comum Personalizado, clique aqui (link direciona para portal externo)

QUANDO SOLICITAR
Quando você quiser transferir o saldo dos créditos do tipo comum, do seu bilhete único personalizado, para o cartão de outra pessoa. 

O pedido pode ser feito nos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo)Os postos de atendimento estão localizados nos terminais de ônibus do município de São Paulo

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que possuem um bilhete único personalizado, com créditos do tipo comum, e que não irão utilizar o saldo existente no cartão. Esse processo também deve ser feito por pessoa idosa de 60 a 64 anos. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para fazer o pedido:
- Telefone para contato;
- Endereço de e-mail.

Documentos necessárias para fazer o pedido:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto). 

PRAZO MÁXIMO 

72 horas, após o pedido.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo) e informe que deseja fazer a transferência de créditos. 

PRINCIPAIS ETAPAS 

Presencial:
1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo)

2) Informe para o atendente que deseja fazer a transferência de créditos do seu bilhete único comum personalizado ou de pessoa idosa de 60 a 64 anos;
3) Apresente um documento oficial com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado) e o CPF (caso o número não conste no documento apresentado). Caso necessário, apresente outros documentos que estão acima no campo “Requisitos, Documentos e Informações”;

4) Em seguida, solicite o formulário de transferência de créditos; 

5) Lembre-se que é necessário que o atendente atualize o seu cadastro. 

LEGISLAÇÃO

Decreto Nº 58.639/19 (link direciona para portal externo);

Portaria Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte - SMT Nº 50/19 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

Para saber mais sobre o seu Bilhete Único Comum Personalizado, clique aqui (link direciona para portal externo)

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 24/01/2023

Atualizado em: 21/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS