Informações sobre Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência - Solicitar revisão em caso de recusa do benefício
O QUE É
É um novo pedido para aprovação do benefício do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência, recusado anteriormente, com a apresentação de novos exames médicos e documentos.
QUANDO SOLICITAR
Quando quiser recorrer à resposta da SPTrans, que negou o benefício do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência.
A nova solicitação deve acontecer em até 60 dias após o pedido original ter sido negado.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas com deficiência que, comprovadamente, morem na Cidade de São Paulo, municípios da Região Metropolitana de São Paulo ou em Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Apresentar laudos, exames e documentos que comprovem as limitações exigidas pela Portaria (lei) que define os critérios para o benefício. Caso esses documentos não sejam apresentados, o pedido será negado novamente.
- Comprovante de residência atual.
PRAZO MÁXIMO
10 dias corridos.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Site de Atendimento da SPTrans (link direciona para o portal externo)
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Preencher o formulário de Reconsideração de Ato - revisão de recusa do benefício (link direciona para o portal externo)Caso não tenha usuário e senha, faça o cadastro e depois o login;
2) Acessar o Site de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo). Caso não tenha usuário e senha, faça o cadastro e depois o login;
3) No menu de serviços, escolha a opção “Pessoa com Deficiência”;
4) Em seguida selecione a opção de “Solicitação de Reconsideração de Ato”;
5) Enviar os documentos solicitados;
6) A equipe da SPTrans irá analisar a documentação em até 10 dias corridos após recebimento da solicitação;
7) Caso a documentação seja aprovada, você receberá o cartão no endereço cadastrado em até 20 dias corridos. Caso a documentação não seja aprovada, você receberá uma mensagem explicando o motivo da nova recusa.
LEGISLAÇÃO
Portaria Conjunta SMT/SMS 007/2020 e Anexo I (link direciona para portal externo);
Portaria Secretaria Municipal da Saúde - SMT nº 22/24 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- É importante que o endereço no comprovante de residência seja atual para o envio do cartão;
- No caso de não recebimento do cartão após prazo de 20 dias, informar o extravio por meio dos canais de comunicação Central de Atendimento SP 156 ou em um dos Posto de Atendimento para solicitação de nova via a ser retirada no Posto Central localizado na Rua Boa Vista, nº 274 – Centro (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo)
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 10/10/2022
Atualizado em: 06/12/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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