Informações sobre Sistema Único de Saúde (SUS) - Solicitar informações sobre consultas, exames e cirurgias
O QUE É
É a solicitação de informações sobre consultas, exames e cirurgias agendadas em Unidades de Saúde, Serviços de Saúde próprios ou conveniadas ao SUS.
Caso queira registrar uma manifestação sobre os serviços de Saúde, acesse um dos serviços abaixo:
- Fazer uma reclamação (clique aqui);
- Fazer um elogio (clique aqui);
- Fazer uma sugestão (clique aqui).
QUANDO SOLICITAR
Quando precisar tirar dúvidas sobre consultas, exames, cirurgias agendadas em Unidades de Saúde, Serviços de Saúde próprios ou conveniadas ao SUS.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Para ouvidoria online ou telefone:
Informações necessárias para solicitação:
- Cartão SUS;
- Nome completo;
- Data de Nascimento do paciente;
- E-mail;
- Endereço completo;
- Telefone de contato;
- Detalhes da solicitação.
Atenção!
Para qualquer solicitação é muito importante informar os dados da pessoa que precisa do serviço, produto ou medicamento.
Não é possível realizar uma solicitação de modo anônimo.
PRAZO MÁXIMO
Prazo para resposta da manifestação no Sistema: 30 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
Portal Ouvidor SUS (link direciona para portal externo)
Telefônico:
Central SP156.
Presencial:
Ouvidorias das Supervisões Técnicas de Saúde e Ouvidorias dos Hospitais Municipais - clique aqui para ver os endereços (link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) A pessoa que deseja obter esclarecimentos, deverá utilizar um dos canais para registrar sua dúvida;
2) Informa os dados solicitados;
3) Após a avaliação do conteúdo da manifestação, caso seja necessário, a ouvidoria realizará contato telefônico para obter esclarecimentos necessários;
4) A pessoa pode solicitar Informações de modo sigiloso e caso tenha informado um e-mail, este receberá um retorno no e-mail informado;
5) Para solicitação de Informações de forma anônima: o solicitante pode acompanhar a manifestação através do número de protocolo e senha.
LEGISLAÇÃO
Portaria 166/SMS/2021 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
Outras informações sobre Saúde (link direciona para portal externo)
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Saúde - SMS
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar: reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço em contato com a Ouvidoria SUS (link direciona para portal externo)
Criado em: 08/09/2022
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS