Informações sobre Bilhete Único da Pessoa Idosa ou Pessoa com Deficiência - Solicitar relatório de utilização ou recarga
O QUE É
É o pedido para ter o extrato de uso ou recarga do bilhete único da pessoa idosa ou da pessoa com deficiência, apenas em casos justificáveis.
Alguns exemplos de casos justificáveis são:
1) para comprovar que as normas de utilização não foram descumpridas (casos de bloqueio por reconhecimento facial);
2) pedido judicial; ou
3) levantamento de informações sobre utilização a pedido de autoridades para fins de investigação.
QUANDO SOLICITAR
Quando for necessária a consulta ao histórico de utilizações, mediante apresentação de justificativa.
PÚBLICO-ALVO
Usuários do bilhete único especial da pessoa idosa ou da pessoa com deficiência ou pessoas que possuam interesse legítimo e justificável a esses dados.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para fazer o pedido:
- Nome Completo;
- E-mail para contato;
- Telefone para contato;
- Número do bilhete único especial;
- Período de consulta;
- Justificativa preenchida da solicitação.
Documentos a serem apresentados:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE, Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto).
PRAZO MÁXIMO
Até 7 dias para resposta, a contar da data de solicitação.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e faça o seu pedido.
Para saber o passo a passo, leia o campo 'Principais Etapas' abaixo.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e faça login;
2) Caso não tenha usuário e senha, faça o cadastro e depois o login;
3) Clicar no botão “Novo Atendimento”;
4) No menu “Serviço desejado”, escolher a opção “Idoso” ou “Pessoa com deficiência” e depois a opção “Solicitar relatório de uso”;
5) Preencher com as informações necessárias e enviar os documentos solicitados;
6) Acompanhar o seu pedido pelo site e enviar informações ou documentos complementares caso seja solicitado.
LEGISLAÇÃO
Decreto Nº 58.639 de 22 de Fevereiro de 2019 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para página externa).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 16/08/2022
Atualizado em: 06/12/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS