Informações sobre Pessoas em situação de rua - Solicitar vaga em Centro de Acolhida Especial para Famílias
O QUE É
É a solicitação de vaga em serviço de acolhimento para famílias. O serviço oferece local para dormir, realizar a higiene pessoal, além de alimentação gratuita.
QUANDO SOLICITAR
Quando uma família estiver em situação de rua e quiser ter acesso a um serviço de acolhimento.
PÚBLICO-ALVO
Famílias em situação de rua, com ou sem filhos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- Não precisa de documentação específica.
PRAZO MÁXIMO
Imediato, considerando o limite de vagas disponíveis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
O acesso pode ser feito diretamente nos Centros de acolhida (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo).
Também é possível solicitar acesso por meio de outras unidades:
- Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)
- Centros de Referência Especializados da Assistência Social - CREAS (consulte endereços aqui - link direciona para porta externo)
- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)
- Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 99 - Centro.
O atendimento também pode ser solicitado por uma equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social no momento de abordagem nas ruas.
LEGISLAÇÃO
- Portaria nº. 46/SMADS/2010 (link direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo
PRINCIPAIS ETAPAS
1) A família interessada poderá se dirigir diretamente a um centro de acolhida ou solicitar o encaminhamento por meio de um dos canais indicados acima;
2) A vaga será garantida desde que haja disponibilidade.
OBSERVAÇÕES
Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 26/05/2022
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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