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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Pessoas em situação de rua - Solicitar vaga em Centro de Acolhida Especial para Famílias

O QUE É

É a solicitação de vaga em serviço de acolhimento para famílias em situação de rua. O serviço oferece, além do atendimento social para superação da vulnerabilidade social, local para dormir e para realizar a higiene pessoal, além de alimentação gratuita. 

QUANDO SOLICITAR

Quando uma família estiver em situação de rua e quiser ter acesso a um serviço de acolhimento.

PÚBLICO-ALVO

Casais e famílias em situação de rua, com ou sem filhos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para a solicitação:

- Não precisa de documentação específica.

PRAZO MÁXIMO

O atendimento é imediato, desde que haja vagas disponíveis.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Presencial:

- Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)

- Centros de Referência Especializados da Assistência Social - CREAS (consulte endereços aqui - link direciona para porta externo)

- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)

- Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 99 - Centro (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo) - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

O atendimento também pode ser solicitado por uma equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) no momento de abordagem nas ruas.

Telefônico:

- Central 156

- Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701

LEGISLAÇÃO

Portaria 46/SMADS/2024 (link direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo

PRINCIPAIS ETAPAS

Presencial:

1) A família interessada poderá solicitar o encaminhamento por meio de um dos canais indicados acima: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), ou Ouvidoria de Direitos Humanos;

2) A vaga será garantida desde que haja disponibilidade. 

3) Caso não haja vaga disponível para início imediato, a pessoa será inserida em uma lista de espera.

Telefônico:

1) Ligue para a Central 156 ou para a Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701.

OBSERVAÇÕES

- A relação de Centros de Acolhida Especializados para Famílias está disponível nesta página no portal da SMADS (link direciona para portal externo). O comparecimento da família diretamente em um CAE Famílias não garante que o acolhimento ocorrerá nesse mesmo serviço. 

- Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).

-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 26/05/2022

Atualizado em: 18/11/2024

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