Informações sobre Mulher - Solicitar acolhimento para mulher vítima de violência
O QUE É
É a solicitação de vaga de acolhimento institucional para mulheres em situação de risco de morte ou ameaças devido à violência doméstica e familiar, demais violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral. Os centros têm localização sigilosa para garantir a proteção das mulheres acolhidas.
QUANDO SOLICITAR
- Quando uma mulher precisar deixar seu local de moradia - com ou sem seus filhos - devido a ameaças ou situações de violência doméstica;
- Quando mulheres vítimas de violência estiverem em situação de risco de morte ou ameaças.
PÚBLICO-ALVO
Mulheres vítimas de violência, em situação de risco de morte ou ameaças por parceiros ou familiares.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- O atendimento é imediato e não depende de documentação específica.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Centros de Defesa e Convivência da Mulher – CDCM (consulta endereços aqui – link direciona para portal externo) – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- Centros de Referência Especializados da Assistência Social - CREAS (consulte endereços aqui - link que direciona para portal externo) - Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link que direciona para portal externo) - Para mulheres em situação de rua. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 99 - Centro (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo) - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Telefônico:
- Central 156
- Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Compareça aos Centros de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), ou Ouvidoria de Direitos Humanos.
2) A unidade solicita transporte da mulher que demandou o serviço ao centro de acolhida.
Telefônico:
1) Ligue para a Central 156 ou para a Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701.
2) Se for o caso, a central solicita o transporte da mulher que demandou o serviço ao centro de acolhida.
LEGISLAÇÃO
- Portaria 46/SMADS/2024 (link que direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo
OBSERVAÇÕES
Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 25/05/2022
Atualizado em: 18/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS