Informações sobre Mulher - Solicitar atendimento social a mulher vítima de violência
O QUE É
É a solicitação para proteção e apoio para mulheres e seus familiares vítimas de violência doméstica e familiar.
QUANDO SOLICITAR
Quando mulheres em situação de violência necessitarem de atendimento psicossocial, orientações e encaminhamento jurídico.
PÚBLICO-ALVO
Mulheres vítimas de violência, em situação de risco de morte ou ameaças por parceiros ou familiares.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- O atendimento é imediato e não depende de documentação específica. Dependendo de cada caso, serão informados os documentos necessários.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Centros de Defesa e Convivência da Mulher – CDCM (consulta endereços aqui – link direciona para portal externo) – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- Centros de Referência Especializados da Assistência Social - CREAS (consulte endereços aqui - link que direciona para portal externo) - Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua – Centros Pop (consulte endereços aqui - link que direciona para portal externo) – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Para saber o local mais próximo de sua residência, consulte os links acima ou ligue na Central 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Compareça aos Centros de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) ou aos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop) para solicitar o atendimento;
2) Os Centros de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) ou Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop) realiza o atendimento inicial e faz os encaminhamentos necessários.
LEGISLAÇÃO
Portaria 46/SMADS/2024 (link direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo
OBSERVAÇÕES
Para situações de emergência que exigem o acolhimento da mulher vítima de violência, ver Mulher - Solicitar acolhimento para mulher vítima de violência.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 25/05/2022
Atualizado em: 18/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS