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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre CEJUSC Municipal - Solicitar mediação de conflito

O QUE É  

É a solicitação de mediação para resolver conflitos de forma amigável.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Prefeitura  (CEJUSC Municipal) é um centro  que promove a conciliação de conflito quando não há ação no Poder Judiciário. 

Na mediação, as próprias partes conversam com auxílio do mediador e tentam resolver a disputa por acordo. Não há imposição de uma decisão pelo mediador ou pelo juiz. 

Quando as partes chegam a um acordo, ele vai para o juiz e depois de aprovado (homologado) ele passa a valer como uma decisão judicial.

QUANDO SOLICITAR 

Quando o interessado estiver diante de conflitos  e quiser resolver de forma amigável, sem necessidade de processo, com auxílio do mediador. 

Os conflitos podem ser relacionados ao Direito de Família, como divórcio, guarda de menores e alimentos. Mas também é possível solucionar problemas cíveis, como negociação de dívidas. 

PÚBLICO-ALVO 

Qualquer pessoa (física ou jurídica). 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES  

Presencial: 

Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço: 

- Documento de identificação (RG ou CNH) - original.  

Eletrônico: 

Informações necessárias: 

- Informar no formulário o  número do CPF;

- Dados pessoais da outra parte convidada para a mediação (nome completo e endereço);

Os documentos necessários serão solicitados ao final da audiência.

PRAZO MÁXIMO  

60 dias para agendamento da primeira reunião. 

Caso necessário, outras reuniões podem ser agendadas, prolongando o prazo para conclusão da mediação. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR 

Eletrônico: 

Portal da CEJUSC (link direciona para portal externo)

Presencial: 

- Agência de Atendimento do CEJUSC - Av. da Liberdade, nº 103, térreo, Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (não é necessário fazer  agendamento).

Telefônico: 

Central de Atendimento da CEJUSC:

(11) 3397-7032 

PRINCIPAIS ETAPAS  

Eletrônico: 

1) Se for presencial, comparecer pessoalmente ao CEJUSC. 

Se virtual, preencher o formulário disponível no portal do Tribunal de Justiça; 

2) Após fazer a solicitação, a primeira reunião será agendada. O agendamento gera um Processo Digital; 

3) No caso de audiência virtual, será enviado por e-mail, com orientações, o link para acessar a sala de reunião pela plataforma Microsoft Teams.  Se presencial, a parte convidada receberá pelo correio uma Carta Convite com a data, horário, local e relação de documentos a serem apresentados; 

4) No caso de audiência presencial, as partes interessadas comparecem na reunião agendada, apresentam os originais dos documentos que serão copiados e incluídos no Processo Digital. No caso de audiência virtual, as partes deverão enviar cópias dos documentos por e-mail; 

5) Se a reunião for frutífera (com acordo), haverá registro do acordo no "Termo de Conciliação Frutífera" que deverá ser assinado pelas partes e pelo mediador e incluído no Processo Digital. O acordo será apreciado pelo Juiz Coordenador do CEJUSC, que emitirá sentença para que o acordo passe a valer; 

6) Caso as partes não consigam resolver todas as questões na reunião, uma nova reunião será agendada em outra data para prosseguimento da mediação;

7) Se a parte convidada não comparecer, a pessoa solicitante poderá pedir o reagendamento e a audiência será agendada para outra data. Caso a pessoa  solicitante não compareça, o Processo será extinto. 

LEGISLAÇÃO 

Lei de Mediação (Lei Federal nº 13.140/2015) (link direciona para portal externo)

Código de Processo Civil (Lei Federal nº 13.105/2015) (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES 

- Por causa da pandemia, as audiências de mediação são virtuais. 

Para mais informações acesse o CEJUSC Municipal no Portal da Prefeitura (o link direciona para portal externo)

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

Procuradoria geral do Município - PGM 

Guarda Civil Metropolitana - GCM em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJSP

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO 

Após a audiência, se for presencial, as partes recebem formulário de avaliação dos serviços prestados pelo CEJUSC para preenchimento opcional. No caso de audiência virtual, as partes recebem e-mail com um link para acessar formulário para avaliação. 

Criado em: 28/01/2022

Atualizado em: 28/01/2022

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