Informações sobre CEJUSC Municipal - Solicitar mediação de conflito
O QUE É
É a solicitação de mediação para resolver conflitos de forma amigável.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Prefeitura (CEJUSC Municipal) promove a conciliação de conflito quando não há ação no Poder Judiciário.
Na mediação, as partes conversam com o auxílio de uma pessoa mediadora e tentam resolver a disputa por meio de um acordo. Não há imposição de uma decisão pela pessoa mediadora ou pelo juiz.
Quando as partes chegam a um acordo, ele vai para o juiz e, depois de aprovado (homologado), passa a valer como uma decisão judicial.
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa interessada estiver diante de conflitos e quiser resolver de forma amigável, sem necessidade de processo, com auxílio do mediador.
Os conflitos podem ser relacionados ao Direito de Família, como divórcio, guarda de menores e alimentos. Mas também é possível solucionar problemas cíveis, como negociação de dívidas.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa (física ou jurídica).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Presencial:
Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço:
- Documento de identificação (RG ou CNH) - original.
Eletrônico:
Informações necessárias:
- Informar no formulário o número do CPF;
- Dados pessoais da outra parte convidada para a mediação (nome completo e endereço);
Os documentos necessários serão solicitados ao final da audiência.
PRAZO MÁXIMO
60 dias para agendamento da primeira reunião.
Caso necessário, outras reuniões podem ser agendadas, prolongando o prazo para conclusão da mediação.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal da CEJUSC (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)
Presencial:
- Agência de Atendimento do CEJUSC - Av. da Liberdade, nº 103, térreo, Centro (clique aqui para ver no mapa) – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (não é necessário fazer agendamento).
Telefônico:
Central de Atendimento da CEJUSC: (11) 3397-7032 .
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Portal da CEJUSC (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Preencha o formulário com as informações necessárias;
3) Após fazer a solicitação, a primeira reunião será agendada. O agendamento gera um Processo Digital;
4) No caso de audiência virtual, será enviado por e-mail, com orientações, o link para acessar a sala de reunião pela plataforma Microsoft Teams. Se presencial, a parte convidada receberá pelo correio uma Carta Convite com a data, horário, local e relação de documentos a serem apresentados;
5) No caso de audiência presencial, as partes interessadas comparecem na reunião agendada, apresentam os originais dos documentos que serão copiados e incluídos no Processo Digital. No caso de audiência virtual, as partes deverão enviar cópias dos documentos por e-mail;
6) Se a reunião for frutífera (com acordo), haverá registro do acordo no "Termo de Conciliação Frutífera" que deverá ser assinado pelas partes e pelo mediador e incluído no Processo Digital. O acordo será apreciado pelo Juiz Coordenador do CEJUSC, que emitirá sentença para que o acordo passe a valer;
6) Caso as partes não consigam resolver todas as questões na reunião, uma nova reunião será agendada em outra data para prosseguimento da mediação;
7) Se a parte convidada não comparecer, a pessoa solicitante poderá pedir o reagendamento e a audiência será agendada para outra data. Caso a pessoa solicitante não compareça, o processo será extinto.
Presencial:
1)Compareça pessoalmente à Agência de Atendimento do CEJUSC - Av. da Liberdade, nº 103, térreo, Centro (clique aqui para ver no mapa) com as informações e documentos necessários.
LEGISLAÇÃO
Lei de Mediação (Lei Federal nº 13.140/2015) (link direciona para portal externo);
Código de Processo Civil (Lei Federal nº 13.105/2015) (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Por causa da pandemia, as audiências de mediação são virtuais.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Procuradoria geral do Município (PGM);
Guarda Civil Metropolitana (GCM) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Após a audiência, se for presencial, as partes recebem formulário de avaliação dos serviços prestados pelo CEJUSC para preenchimento opcional. No caso de audiência virtual, as partes recebem e-mail com um link para acessar formulário para avaliação.
Criado em: 28/01/2022
Atualizado em: 16/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS