Informações sobre Avisar sobre sinalização de trânsito com risco de queda
ATENÇÃO! Solicite este serviço somente se houver riscos à segurança e se for necessário o deslocamento de uma viatura da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para sinalizar o local.
O QUE É
É o pedido de manutenção da sinalização encontrada nas ruas da cidade de São Paulo que esteja causando risco iminente aos motoristas e pedestres.
Uma viatura da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá ao local para avaliar a situação e, se necessário, realizará a sinalização para evitar acidentes.
QUANDO SOLICITAR
Quando a sinalização estiver causando riscos iminentes à segurança de motoristas e pedestres.
No caso, o pedido deve ser feito quando notar: placas faltantes, danificadas, fora de posição, soltas, coluna danificada, placa com risco de queda, entre outros.
Para pedidos de “Manutenção de Placas de Trânsito” (clique aqui para acessar) ou “Manutenção de Sinalização Horizontal (pintura de solo)” (clique aqui para acessar) acessar as páginas citadas.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- Endereço do local onde há sinalização indicando o risco de queda;
- Referência (número ou cruzamento);
- Sentido;
- Pista;
- Tipo e problema da placa.
PRAZO MÁXIMO
Até 24 horas, levando-se em consideração a disponibilidade de agentes na região.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Telefônico:
Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Telefônico:
1) Ligue para a Central Telefônica 156 e informe que deseja avisar sobre uma sinalização com risco de queda encontrada nas ruas;
2) O atendente da Central Telefônica 156 registrará sua solicitação e a encaminhará para a área técnica responsável da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET);
3) A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) enviará uma viatura ao local da ocorrência para avaliar a situação e determinar se é necessário realizar manutenção, providenciando então o reparo ou a reposição da placa, conforme necessário;
4) Se constatado que o serviço não é emergencial, a solicitação será indeferida, neste caso, é recomendada a abertura do serviço de “Manutenção de Placas de Trânsito” (clique aqui para acessar) ou “Manutenção de Sinalização Horizontal (pintura de solo)” (clique aqui para acessar);
5) É importante lembrar que após o registro feito pelo atendente, ele comunicará o protocolo da solicitação. É necessário que você anote e acompanhe ligando novamente para obter a resposta sobre o registro de sua solicitação.
LEGISLAÇÃO
Lei nº 9.503 de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - (link direciona para portal externo);
Resolução nº 973 de 2022 do CONTRAN (link direciona para portal externo);
Resolução nº 986 de 2022 do CONTRAN (link direciona para portal externo);
Normas e Manuais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Criado em: 16/08/2021
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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