Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Avisar sobre sinalização de trânsito com risco de queda

ATENÇÃO! Solicite este serviço somente se houver riscos à segurança e se for necessário o deslocamento de uma viatura da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para sinalizar o local.

O QUE É 

É o pedido de manutenção da sinalização encontrada nas ruas da cidade de São Paulo que esteja causando risco iminente aos motoristas e pedestres. 
Uma viatura da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá ao local para avaliar a situação e, se necessário, realizará a sinalização para evitar acidentes.
QUANDO SOLICITAR
Quando a sinalização estiver causando riscos iminentes à segurança de motoristas e pedestres. 
No caso, o pedido deve ser feito quando notar: placas faltantes, danificadas, fora de posição, soltas, coluna danificada, placa com risco de queda, entre outros. 
Para pedidos de “Manutenção de Placas de Trânsito” (clique aqui para acessar) ou “Manutenção de Sinalização Horizontal (pintura de solo)” (clique aqui para acessar) acessar as páginas citadas. 
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Informações necessárias para a solicitação:
Endereço do local onde há sinalização indicando o risco de queda;
- Referência (número ou cruzamento);
- Sentido;
- Pista;
- Tipo e problema da placa.

PRAZO MÁXIMO 

Até 24 horas, levando-se em consideração a disponibilidade de agentes na região.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Telefônico:

Central Telefônica 156.

PRINCIPAIS ETAPAS

Telefônico:
1) Ligue para a Central Telefônica 156 e informe que deseja avisar sobre uma sinalização com risco de queda encontrada nas ruas;
2) O atendente da Central Telefônica 156 registrará sua solicitação e a encaminhará para a área técnica responsável da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); 

3) A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) enviará uma viatura ao local da ocorrência para avaliar a situação e determinar se é necessário realizar manutenção, providenciando então o reparo ou a reposição da placa, conforme necessário; 

4) Se constatado que o serviço não é emergencial, a solicitação será indeferida, neste caso, é recomendada a abertura do serviço de “Manutenção de Placas de Trânsito” (clique aqui para acessar) ou “Manutenção de Sinalização Horizontal (pintura de solo)” (clique aqui para acessar)

5) É importante lembrar que após o registro feito pelo atendente, ele comunicará o protocolo da solicitação. É necessário que você anote e acompanhe ligando novamente para obter a resposta sobre o registro de sua solicitação.

LEGISLAÇÃO

Lei nº 9.503 de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - (link direciona para portal externo);

Resolução nº 973 de 2022 do CONTRAN (link direciona para portal externo);

Resolução nº 986 de 2022 do CONTRAN (link direciona para portal externo);
Normas e Manuais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) 

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

Criado em: 16/08/2021

Atualizado em: 11/06/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS