Informações sobre IPTU – Solicitar desvinculação com a Administradora
O QUE É
É a solicitação de exclusão de cadastro realizado pelo (a) contribuinte que não quer mais ser administrado pela administradora de seu edifício/condomínio, passando a receber o IPTU diretamente em seu endereço.
A solicitação só poderá ser feita entre os meses de fevereiro e setembro.
QUANDO SOLICITAR
Quando o (a) contribuinte (pessoa proprietária do imóvel ou responsável tributário do imóvel) não desejar mais receber seu imposto por intermédio da administradora vinculada ao seu imóvel.
PÚBLICO-ALVO
Proprietário (a) de imóvel (ou responsável tributário) em que haja a prestação de serviço de administração do IPTU (administradoras de imóveis).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados para solicitar o serviço:
- Documento de propriedade do imóvel ou similar, se o IPTU não estiver no nome do proprietário atual (escritura, contrato de compra e venda, matrícula etc.).
- Documento de identificação oficial com foto.
- Razão da desvinculação.
PRAZO MÁXIMO
16 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156;
2) Preencher o formulário;
3) Acompanhe o protocolo no Portal de Atendimento SP156;
4) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: você será informado e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
5) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: você deverá complementar o protocolo de solicitação com a informação desejada;
6) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e a cidadã ou cidadão receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OBSERVAÇÕES
- A desvinculação terá efeitos apenas no exercício seguinte (no ano seguinte à solicitação);
- O contribuinte pode, a qualquer momento, acessar a página de emissão da 2ª via do IPTU (link direciona para portal externo), informar o número do contribuinte (ou nº de IPTU ou nº de SQL) e retirar sua parcela do imposto, enquanto não é processada a desvinculação com a administradora.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda (SF).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 01/07/2020
Atualizado em: 07/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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