Informações sobre Ecopontos
O QUE É
Os Ecopontos são pontos de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³, volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, as pessoas poderão fazer o descarte dos materiais em caçambas diferentes para cada tipo de resíduo. É uma solução para acabar com o despejo desses materiais em vias públicas, em rios e terrenos baldios.
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa precisar fazer o descarte de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. Os Ecopontos estão fixados em determinados locais, não é um serviço que pode ser solicitado individualmente.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Não há.
PRAZO MÁXIMO
Não há.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Presencial
Acessar a lista de endereços dos Ecopontos (link direciona para portal externo).
Todos os Ecopontos funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h, e aos domingos e feriados das 6h às 18h.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Conferir o endereço do Ecoponto;
2) Fazer o descarte dos materiais de acordo com as recomendações.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.478/02 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Existe um limite diário de descarte por pessoa. Cada cidadã (o) pode levar por dia até a quantidade de 1 m³ (equivale aproximadamente ao volume de uma caixa d'agua de 1000 litros, ou a 1/4 de uma caçamba, ou a 10 sacos de ráfia). O grande gerador de resíduos deve contratar uma empresa que preste o serviço.
Clique aqui para acessar a lista de Ecopontos da cidade de São Paulo que aceitam descarte de gesso (link direciona para página externa).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
SELIMP
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 04/03/2020
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS