Informações sobre Barbeiro (transmissor da doença de chagas) - enviar inseto suspeito para identificação
O QUE É
É o envio de insetos suspeitos de serem “barbeiros” (inseto transmissor da doença de Chagas) ao Laboratório de Identificação e Pesquisa em Fauna Sinantrópica (LABFAUNA), para a identificação da espécie e pesquisa de Trypanosoma cruzi no conteúdo digestivo do inseto.
QUANDO SOLICITAR
Quando for encontrado um inseto suspeito de ser o “barbeiro” (inseto transmissor da doença de Chagas).
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos necessários para solicitação:
- Levar o inseto suspeito de ser “barbeiro” ao LABFAUNA ou UVIS mais próxima;
Informações necessárias para solicitação:
- Telefone para contato;
- Endereço e descrição do local onde o inseto suspeito foi encontrado.
PRAZO MÁXIMO
Em até 5 dias úteis, a contar do recebimento do animal pelo LABFAUNA, serão emitidos laudos de identificação das espécies suspeitas, que deverão ser retirados no local onde o inseto foi entregue. Se o inseto entregue for identificado como “barbeiro”, será agendada visita ao local em até 30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- LABFAUNA (Laboratório de Identificação e Pesquisa em Fauna Sinantrópica) - Rua Santa Eulália, 86 - Santana, São Paulo - SP, 02031-020 (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo). Atendimento de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h, exceto feriados.
- UVIS (Unidades de Vigilância em Saúde). Confira endereços e telefones das UVIS aqui (link direciona para portal externo). Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, exceto feriados.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Compareça a uma das unidades de atendimento listadas acima com o inseto;
2) A equipe técnica do LABFAUNA receberá o inseto suspeito para análise;
3) Será emitido um laudo de identificação da espécie e exame para T. cruzi;
4) Quando o inseto recebido for “barbeiro”, será agendada uma visita no local em que o inseto foi encontrado.
LEGISLAÇÃO
Código Sanitário Municipal, Lei Municipal nº 13.725, de janeiro de 2004 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
Instrução Normativa IBAMA nº 141, de dezembro de 2006 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
Portaria nº 1.138, de 23 de maio de 2014 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Como coletar o barbeiro (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Acesse mais informações sobre a doença de chagas (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Série educativa da fauna sinantrópica - Barbeiro (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Download de arquivo PDF com informações gerais sobre a doença de chagas (clique aqui para baixar PDF).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA);
Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Criado em: 10/12/2019
Atualizado em: 27/02/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS