Informações sobre Buscar vagas (Intermediação de Mão de Obra – IMO)
O QUE É
O serviço consiste em informar e orientar o(a) trabalhador(a) na procura por emprego e os empregadores na busca de recursos humanos, para que, a partir do encontro entre estes, permitir a colocação dos trabalhadores nas vagas disponíveis.
QUANDO SOLICITAR
Quando estiver em busca de colocação ou (re)inserção no mercado de trabalho.
PÚBLICO-ALVO
Cidadãs e cidadãos a partir de 16 anos, exceto para vagas de aprendizagem (14 a 24 anos).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados para primeiro atendimento:
- Documento de identificação com foto (original ou cópia autenticada);
- Número do CPF – Cadastro de Pessoa Física;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (física ou digital).
Documentos a serem apresentados para retorno:
- Documento de identificação com foto (original ou cópia autenticada);
- Número do CPF – Cadastro de Pessoa Física;
- CTPS - Carteira de Trabalho (física ou digital, para atualização das experiências profissionais).
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Descomplica SP - Consulte os endereços, dias e horários de atendimento em cada uma das unidades (link direciona para portal externo);
- Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) - Consulte os endereços, dias e horários de atendimento (link direciona para portal externo)
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Ir a uma unidade do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) ou Descomplica;
2) Solicitar o serviço;
3) Entregar a documentação;
4) A pessoa responsável pelo atendimento fará o preenchimento ou atualização do cadastro;
5) Será realizada a busca de vagas.
LEGISLAÇÃO
- Decreto nº 76.403, de 8 de outubro de 1975 (link direciona para portal externo);
- Lei 13.667, de 17 de maio de 2018 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SMDET.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 29/10/2019
Atualizado em: 20/04/2022
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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