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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Multas de trânsito - pagamento de débitos à vista ou à prazo por meio de cartão

O QUE É

É o pagamento, à vista ou a prazo, de débitos originados de multas de trânsito (ou outros débitos relacionados ao veículo de responsabilidade do Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV) que ainda não foram inscritos em dívida ativa ou em cobrança administrativa, por meio de cartões de crédito. As multas podem ser parceladas em até 12 vezes no cartão de crédito (com pagamento de juros) e são aceitos cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

QUANDO SOLICITAR

Sempre que houver débitos originados de multas de trânsito ou relacionados ao veículo (não inscritos em dívida ativa ou cobrança administrativa) e o(a) cidadão(ã) desejar realizar o pagamento à vista ou a prazo por meio de cartão de crédito.

PÚBLICO-ALVO

Cidadã(o) proprietária(o) de veículo que tenha débitos relativos a multas de trânsito ou ao veículo e que deseje realizar o pagamento desses débitos por meio de cartão de crédito, em até 12 vezes com juros. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

A(O) cidadã(o) deve reunir os seguintes documentos:

1) Renavam do veículo;

2) Documento oficial de identificação com foto (como RG, CNH, carteira de entidade de classe, etc.) que comprove a titularidade do cartão de crédito;

3) Cartão de crédito das bandeiras Visa, Mastercard ou Elo;

PRAZO MÁXIMO

A baixa dos débitos ocorre imediatamente e o(a) cidadão(ã) já recebe o comprovante de pagamento no momento do atendimento.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

O acesso ao serviço é gratuito. Porém, há cobrança de juros conforme o número de parcelas (cobrança de juros feita pelas administradoras de cartões).

CANAIS PARA SOLICITAR

Presencial:

- Posto de Atendimento do DETRAN Armênia – Avenida do Estado, 900 - térreo - Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados ou pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h (acessar o mapa com o endereço da sede do DETRAN Armênia - link direciona para portal externo);

- Posto de Atendimento Subprefeitura Lapa – Rua Guaicurus, 1000 - Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados ou pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h.

- Posto de Atendimento Subprefeitura Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto, 54 - Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados ou pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h.

- Posto de Atendimento Subprefeitura Sé – Rua Álvares Penteado, 49 - Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados ou pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h.

- Posto de Atendimento Subprefeitura Sapopemba – Avenida Sapopemba, 9064 - Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados ou pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h.

- Posto de Atendimento Subprefeitura Vila Prudente – Avenida do Oratório, 172 - Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados ou pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h.

- Posto de Atendimento Subprefeitura Mooca – Rua Taquari, 549 - Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados ou pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h.

- Posto de Atendimento Subprefeitura Jaçanã/Tremembé – Avenida Luis Stamatis, 300 - Atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados ou pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h.

- Postos de atendimento do Descomplica SP, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 17h. Consulte os locais dos postos de atendimento do Descomplica SP - link direciona para portal externo.

- Posto de atendimento do Departamento de Transportes Públicos – Rua Joaquim Carlos, 655, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos da Prefeitura), das 8h às 16h30 (acessar o mapa com o endereço do Posto de Atendimento do DTP - link direciona para portal externo).

Eletrônico:

Por meio do sítio eletrônico das empresas credenciadas pela Prefeitura para oferta do serviço:

Zapay Pagamentos (link direciona para portal externo);

Datalink (link direciona para portal externo);

Zignet (link direciona para portal externo);

Vamos Parcelar (link direciona para portal externo);

Credpay (link direciona para portal externo);

CDX Express Services (link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS

Presencial:

1) Comparecer a um dos postos de atendimento presencial do DSV ou ainda a um dos postos de atendimento do Descomplica SP;

2) Apresentar os documentos necessários ao atendente;

3) Analisar as condições de pagamento (atentar-se para a cobrança de juros, que aumenta conforme o número de parcelas);

3) Efetuar o pagamento, à vista ou parcelado em até 12 vezes, por meio de cartão de crédito;

4) Receber o comprovante de quitação dos débitos;

Eletrônico:

Acessar o sítio eletrônico de uma das empresas credenciadas pela Prefeitura para oferta do serviço e seguir as instruções contidas no sítio de cada empresa (procurar por pagamento de débitos da Prefeitura de São Paulo / DSV).

LEGISLAÇÃO

- Resolução número 619/2016 do Contran (link direciona para portal externo)

Resolução número 697/2017 do Contran (link direciona para portal externo);

- Resolução número 736/2018 do Contran (link direciona para portal externo);

- Portaria número 149/2018 do Denatran (link direciona para portal externo);

OBSERVAÇÕES

Não é possível efetuar o pagamento com cartão de multas advindas de infrações cometidas por veículos de outros estados ou aplicadas por órgãos que não permitam o parcelamento e/ou o pagamento por meio de cartão.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte – SMT. Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 02/09/2019

Atualizado em: 18/09/2020

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