Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre CATE - Solicitar elaboração de currículo

O QUE É 

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo (SMDET) que oferece busca de vagas de emprego cadastradas pelo próprio CATE e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do Governo Federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil, cursos de qualificação profissional, entre outros serviços.

Durante o atendimento, caso exista uma vaga de emprego compatível com o perfil profissional do trabalhador, este receberá uma carta de encaminhamento para participar de processos seletivos.

Alguns processos seletivos são realizados no próprio CATE, que conta com equipe técnica experiente, preparada para conduzir a seleção atendendo aos critérios exigidos para cada vaga.

Atualmente, as unidades do CATE possuem postos próprios de atendimento e postos junto aos Descomplica SP, praças de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços municipais.

QUANDO SOLICITAR

Quando precisar de auxílio na elaboração ou atualização de seu currículo.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas a partir de 14 anos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos necessários para solicitação:

- Documento de identificação com foto (original ou cópia autenticada);

- Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

- Carteira de Trabalho (CTPS) (física ou digital).

Informações necessárias para solicitação:

- Informações sobre dados pessoais atualizados, qualificação profissional e histórico profissional se houver.

PRAZO MÁXIMO 

Imediato.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Agendamento para atendimento num CATE dentro dos Descomplica SP:

- Portal Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

Telefônico:

- Ligue para a Central Telefônica SP156.

Presencial:

Diretamente num posto próprio do CATE (sem precisar de agendamento)

- CATE Central: Av. Rio Branco, 252 - Campos Elíseos. Telefone: 3357-2400 (clique aqui para ver local no mapa);

- CATE Interlagos: Av. Interlagos, 6122 – Interlagos, Telefone: 2106-2930 (clique aqui para ver local no mapa);

- CATE Itaquera: R. Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera, Telefone: 99012-1850 (clique aqui para ver local no mapa);

- CATE CIC Norte Jova Rural: R. Ari da Rocha Miranda, 36 (clique aqui para ver local no mapa);

- CATE CIC Sul Jd. São Luís: R. José Manoel Camisa Nova, 100 (clique aqui para ver local no mapa);

- CATE CIC Oeste Jaraguá: Estrada de Taipas, 990 (clique aqui para ver local no mapa);

- CATE Sapopemba: Av. Sapopemba, 9064 (clique aqui para ver local no mapa);

- CATE CEU Pinheirinho D’Água: R. Camilo Zanotti (clique aqui para ver local no mapa).

PRINCIPAIS ETAPAS 

Descomplica SP:

1) Acesse o site do Descomplica para efetuar o agendamento;

2) Clique no botão de direcionamento para agendamento;

3) Selecione a Categoria “Trabalho e Emprego”;

4) Selecione o Serviço “Descomplica – Trabalho – Requerimento de Seguro Desemprego, Vagas, Currículo”;

5) Selecione o Tipo “Elaboração de Currículos”;

6) Escolha um posto de atendimento, dia e horário para comparecer;

7) Compareça na unidade escolhida no dia e horário agendados;

8) Entregue a documentação necessária;

9) A pessoa responsável pelo atendimento irá elaborar ou atualizar o currículo e entregar de 3 a 5 cópias impressas.

Telefônico:

1) Ligue para a Central Telefônica SP156 e efetue o agendamento.

Presencial:

Postos próprios de atendimento do CATE:

1) Vá a um posto de atendimento CATE;

2) Solicite o serviço de elaboração de currículo;

3) Entregue a documentação;

4) A pessoa responsável pelo atendimento irá elaborar ou atualizar o currículo e entregar de 3 a 5 cópias impressas.

LEGISLAÇÃO

Não há.

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 09/05/2019

Atualizado em: 11/03/2025

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS