Informações sobre CATE - Solicitar elaboração de currículo
O QUE É
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo (SMDET) que oferece busca de vagas de emprego cadastradas pelo próprio CATE e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do Governo Federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil, cursos de qualificação profissional, entre outros serviços.
Durante o atendimento, caso exista uma vaga de emprego compatível com o perfil profissional do trabalhador, este receberá uma carta de encaminhamento para participar de processos seletivos.
Alguns processos seletivos são realizados no próprio CATE, que conta com equipe técnica experiente, preparada para conduzir a seleção atendendo aos critérios exigidos para cada vaga.
Atualmente, as unidades do CATE possuem postos próprios de atendimento e postos junto aos Descomplica SP, praças de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços municipais.
QUANDO SOLICITAR
Quando precisar de auxílio na elaboração ou atualização de seu currículo.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas a partir de 14 anos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para solicitação:
- Documento de identificação com foto (original ou cópia autenticada);
- Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carteira de Trabalho (CTPS) (física ou digital).
Informações necessárias para solicitação:
- Informações sobre dados pessoais atualizados, qualificação profissional e histórico profissional se houver.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Agendamento para atendimento num CATE dentro dos Descomplica SP:
- Portal Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
Telefônico:
- Ligue para a Central Telefônica SP156.
Presencial:
Diretamente num posto próprio do CATE (sem precisar de agendamento)
- CATE Central: Av. Rio Branco, 252 - Campos Elíseos. Telefone: 3357-2400 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE Interlagos: Av. Interlagos, 6122 – Interlagos, Telefone: 2106-2930 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE Itaquera: R. Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera, Telefone: 99012-1850 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE CIC Norte Jova Rural: R. Ari da Rocha Miranda, 36 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE CIC Sul Jd. São Luís: R. José Manoel Camisa Nova, 100 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE CIC Oeste Jaraguá: Estrada de Taipas, 990 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE Sapopemba: Av. Sapopemba, 9064 (clique aqui para ver local no mapa);
- CATE CEU Pinheirinho D’Água: R. Camilo Zanotti (clique aqui para ver local no mapa).
PRINCIPAIS ETAPAS
Descomplica SP:
1) Acesse o site do Descomplica para efetuar o agendamento;
2) Clique no botão de direcionamento para agendamento;
3) Selecione a Categoria “Trabalho e Emprego”;
4) Selecione o Serviço “Descomplica – Trabalho – Requerimento de Seguro Desemprego, Vagas, Currículo”;
5) Selecione o Tipo “Elaboração de Currículos”;
6) Escolha um posto de atendimento, dia e horário para comparecer;
7) Compareça na unidade escolhida no dia e horário agendados;
8) Entregue a documentação necessária;
9) A pessoa responsável pelo atendimento irá elaborar ou atualizar o currículo e entregar de 3 a 5 cópias impressas.
Telefônico:
1) Ligue para a Central Telefônica SP156 e efetue o agendamento.
Presencial:
Postos próprios de atendimento do CATE:
1) Vá a um posto de atendimento CATE;
2) Solicite o serviço de elaboração de currículo;
3) Entregue a documentação;
4) A pessoa responsável pelo atendimento irá elaborar ou atualizar o currículo e entregar de 3 a 5 cópias impressas.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 09/05/2019
Atualizado em: 11/03/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS