Informações sobre Bilhete único da pessoa idosa ou pessoa com deficiência - alterar dado cadastral ou inclusão do nome social
O QUE É
É o pedido para a correção ou atualização de dados cadastrais de pessoa idosa ou pessoa com deficiência, na base de dados da SPTrans.
QUANDO SOLICITAR
Quando identificar dados incorretos ou desatualizados em seu cadastro, ou para inclusão do nome social, quando for necessária a emissão de uma nova via do Bilhete Único Especial.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas que possuem o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para fazer o pedido:
- Nome completo;
- E-mail para contato;
- Telefone para contato;
- Número do cartão;
- Informar quais dados precisam ser atualizados, corrigidos ou incluídos no cadastro.
Documentos necessários para fazer o pedido:
- RG - cópia digitalizada;
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto) - cópia digitalizada.
- Comprovante recente de residência – emitido nos últimos 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.).
PRAZO MÁXIMO
5 dias úteis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e faça seu pedido.
Para saber o passo a passo leia o campo “Principais Etapas” abaixo.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e faça login;
2) Caso não tenha usuário e senha, faça o cadastro e depois o login;
3) Clique no botão “Novo Atendimento”;
4) No menu “Serviço desejado”, escolha a opção “Idoso” ou “Pessoa com deficiência” e depois a opção de “Atualização cadastral e/ou Incluir nome social”;
5) Envie os documentos solicitados e acompanhe o seu pedido pelo Portal de Atendimento da SPTrans;
6) Envie informações ou documentos complementares caso seja solicitado.
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 58.639/10 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT nº 050/19 (link direciona para página externa).
OBSERVAÇÕES
- É importante que o endereço no comprovante de residência esteja atualizado, pois, em caso de emissão de uma nova via do Bilhete Único Especial, o cartão será enviado para esse endereço.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 24/10/2018
Atualizado em: 06/12/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS