Informações sobre Bilhete Único Estudante ou Professor - Suporte ao usuário sobre boleto
O QUE É
É o pedido de suporte para pagamento da taxa de validação do benefício do bilhete único estudante ou professor.
QUANDO SOLICITAR
- Quando o estudante quiser usufruir do benefício do passe escolar no transporte coletivo da cidade de São Paulo, Região Metropolitana e cidades de Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Várzea Paulista;
- Quando o professor quiser usufruir do benefício do passe escolar no Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (Metrô e CPTM).
PÚBLICO-ALVO
Estudantes ou professores desde que devidamente cadastrados no sistema da SPTrans.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- E-mail próprio.
Documentos necessários para a solicitação:
- Documento oficial com foto;
- Número do CPF.
PRAZO MÁXIMO
14 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Consulte abaixo o valor da 1ª e 2ª via do bilhete único estudante e professor:
- Cartão Professor 1ª via: R$ 22,00
- Cartão Professor 2ª ou demais vias: R$ 44,00
- Cartão Escolar 1ª via: R$ 30,80
- Cartão Escolar 2ª ou demais vias: R$ 30,80
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal do Documento Nacional do Estudante (DNE) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Portal do Documento Nacional do Estudante (DNE) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) No botão “revalida ou agora solicite”, verifique se já pode solicitar o benefício;
3) Em caso positivo, seguir as etapas solicitadas no site;
4) Em caso negativo, peça para a escola onde estuda ou leciona enviar sua matrícula ao sistema da SPTrans, aguardar 48 horas e refazer a pesquisa.
LEGISLAÇÃO
Portaria SMT/GAB nº 050/2019 (link direciona para portal externo);
Decreto Municipal nº 58.639 de 22/02/2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Os alunos ou professores devem residir a uma distância superior a um quilômetro entre sua residência e o lugar onde estudam/lecionam para solicitar o benefício;
- Além do boleto, pode-se pagar a taxa por cartão de crédito ou pix;
- Os valores das taxas variam de acordo com o reajuste das tarifas do transporte coletivo público.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(o) pode manifestar-se sobre o serviço prestado quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 24/10/2018
Atualizado em: 26/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS