Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Comum - Solicitar aprovação de foto cadastral

O QUE É 
É o envio de foto frontal de rosto para atualizar os dados pessoais do bilhete único.  
QUANDO SOLICITAR

A foto atualizada é um dos requisitos para solicitar/atualizar o cadastro, quando não enviada é impossível a emissão do bilhete único. 
PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa, a partir dos seis anos de idade, que utilizar o transporte público na cidade de São Paulo e Região Metropolitana. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para fazer o pedido:

- E-mail. 
Documentos a serem apresentados:

- RG - cópia;

- CPF - cópia.

PRAZO MÁXIMO 

2 dias para a aprovação. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Acesse a página Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e faça a atualização da foto. 

Leia abaixo no campo “Principais Etapas” o procedimento. 

Presencial: 

Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar o endereço mais próximo da sua casa- link direciona para portal externo). Os postos de atendimento estão localizados nos terminais de ônibus do município de São Paulo. 

PRINCIPAIS ETAPAS 

Siga as instruções abaixo para pedir a atualização da foto do seu cadastro:

1) Para realizar o envio de forma eletrônica, acesse o portal do Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

2) Faça login com seu CPF e RG ou e-mail e senha; 

3) Para atualizar é necessário tirar uma foto de rosto (selfie) e seguir o passo a passo: 
- salvar no formato j.peg;
- incluir em seu cadastro; ou
caso prefira fazer o procedimento de forma presencial: levar uma foto 3x4 em qualquer um dos nossos postos de vendas espalhados pelo município de São Paulo.

Saiba quais são os Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar o endereço mais próximo da sua casa- link direciona para portal externo). Os postos de atendimento estão localizados nos terminais de ônibus do município de São Paulo.

4) Caso a solicitação seja feita de forma online, a foto será atualizada nos dados cadastrais. Em casos em que a solicitação é feita de forma presencial, a equipe técnica da SPTrans trata do pedido e atualiza o cadastro. 
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 58639/19 (ink direciona para portal externo);
Portaria SMT.GAB nº 050 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES
- É responsabilidade do usuário do bilhete único manter as informações e a foto sempre atualizadas. 
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 06/03/2018

Atualizado em: 21/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS