Informações sobre Centro Pop - Solicitar atendimento social
O QUE É
O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro Pop é uma unidade pública voltada para o atendimento da assistência social à população em situação de rua.
O Centro Pop realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização.
QUANDO SOLICITAR
Quando jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência precisarem de apoio da assistência social.
PÚBLICO-ALVO
Jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- O atendimento no Centro Pop é imediato e não depende de documentação específica. Dependendo de cada caso, o Centro Pop informará os documentos necessários.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
Qualquer pessoa pode acessar diretamente o Centro Pop sem necessidade de atendimento prévio.
Também é possível ser encaminhado ao Centro Pop através de:
- Qualquer unidade ou serviços da assistência social;
- Serviços de outras políticas públicas;
- Órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Consulte aqui os endereços dos Centros POP (link direciona para portal externo). Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
Nas regiões sem Centros Pop, o atendimento a pessoas em situação de rua é feito pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Comparecer pessoalmente ao Centro Pop e solicitar atendimento;
2) O Centro Pop realizará o atendimento inicial e os encaminhamentos necessários.
LEGISLAÇÃO
- Portaria 46/SMADS/2010 (link direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo.
- Decreto 58.103 de 26/02/2018 (link direciona para portal externo) - Reorganização administrativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
OBSERVAÇÕES
- Pessoas em situação de rua nas regiões onde não há um Centro Pop deverão buscar atendimento no CREAS mais próximo. Consulte aqui os endereços dos CREAS (link direciona para portal externo);
- Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 06/03/2018
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS