Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Centro Pop - Solicitar atendimento social

O QUE É

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro Pop é uma unidade pública voltada para o atendimento da assistência social à população em situação de rua. 
O Centro Pop realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização. 

QUANDO SOLICITAR

Quando jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência precisarem de apoio da assistência social.

PÚBLICO-ALVO

Jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- O atendimento no Centro Pop é imediato e não depende de documentação específica. Dependendo de cada caso, o Centro Pop informará os documentos necessários.

PRAZO MÁXIMO

Imediato.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Presencial:

Qualquer pessoa pode acessar diretamente o Centro Pop sem necessidade de atendimento prévio.

Também é possível ser encaminhado ao Centro Pop através de:
- Qualquer unidade ou serviços da assistência social;
- Serviços de outras políticas públicas;
- Órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Consulte aqui os endereços dos Centros POP (link direciona para portal externo). Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

Nas regiões sem Centros Pop, o atendimento a pessoas em situação de rua é feito pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

PRINCIPAIS ETAPAS

Presencial:
1) Comparecer pessoalmente ao Centro Pop e solicitar atendimento;
2) O Centro Pop realizará o atendimento inicial e os encaminhamentos necessários.

LEGISLAÇÃO

Portaria 46/SMADS/2010 (link direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo.

Decreto 58.103 de 26/02/2018 (link direciona para portal externo) - Reorganização administrativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

OBSERVAÇÕES

- Pessoas em situação de rua nas regiões onde não há um Centro Pop deverão buscar atendimento no CREAS mais próximo. Consulte aqui os endereços dos CREAS (link direciona para portal externo);
- Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 06/03/2018

Atualizado em: 16/12/2022

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS