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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre CREAS - Solicitar atendimento social

O QUE É

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública que organiza serviços de assistência social voltados a famílias ou pessoas vivendo situações de violência, violação de direitos ou risco à vida.  

QUANDO SOLICITAR

Quando uma família ou pessoa estiver vivendo uma situação de violação de direitos  e precisar de apoio da assistência social.

PÚBLICO-ALVO

Famílias e indivíduos moradores da cidade de São Paulo que precisem de apoio da assistência social devido a situações de violação de direitos, como:
- Violência (física, psicológica, sexual etc.);
- Abandono familiar;
- Trabalho infantil;
- Negligência;
- Situação de rua (quando não houver Centro Pop na região).

O CREAS também acompanha pessoas em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

Além de realizar atendimento direto, o CREAS coordena a rede de serviços da assistência social em seu território e atua de forma articulada com instituições como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Conselho Tutelar e outras instituições de defesa de direitos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- O atendimento no CREAS é imediato e não depende de documentação específica. Dependendo de cada caso, o CREAS informará os documentos necessários.

PRAZO MÁXIMO

Imediato.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Presencial:
Consulte aqui os endereços dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS (link direciona para portal externo). Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

Qualquer pessoa pode acessar diretamente o CREAS sem necessidade de agendamento prévio.

Também é possível ser encaminhado ao CREAS através de:

Centros de Referência de Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo);
- Serviços da assistência social;
- Serviços de outras políticas públicas;
- Órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

PRINCIPAIS ETAPAS

Presencial:
1) Comparecer pessoalmente ao CREAS e solicitar atendimento;
2) O CREAS realizará o atendimento inicial e os encaminhamentos necessários.

LEGISLAÇÃO

Portaria 46/SMADS/2010 (link direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo.

OBSERVAÇÕES

Pessoas em situação de rua nas seguintes regiões deverão buscar atendimento preferencialmente no Centro Pop:
- Região central;
- Vila Maria;
- Santana;
- Mooca;
- Santo Amaro.

Consulte aqui os endereços dos Centros Pop (link direciona para portal externo).

- Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 06/03/2018

Atualizado em: 11/06/2024

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