Informações sobre ATENDE+ - Justificar falta
O QUE É
É a justificativa obrigatória da falta, para evitar a aplicação de penalidades previstas no regulamento do Serviço Atende+, quando você não cancela antecipadamente a viagem programada e não comparece para o embarque.
QUANDO SOLICITAR
Quando o veículo for até a sua residência ou instituição, mas você não comparecer para o embarque.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas cadastradas no serviço Atende+.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias:
- Nome completo para confirmação, caso a credencial seja digitada errada;
- Número da credencial;
- Data(s) da(s) falta(s) e motivo(s);
Documentos necessários:
- Atestado médico, comprovante ou declaração.
PRAZO MÁXIMO
A justificativa deve ser enviada em até 10 dias corridos, contados a partir da data da falta.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Postos de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo);
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
Portal do Atende+:
1) Acesse o site do Atende+ (link direciona para portal externo) e fazer login preenchendo os campos usuário e senha;
2) Clicar em “Alertas” ou no menu “Faltas” e selecionar no calendário a data que não utilizou o transporte especial e recebeu falta;
3) Clicar em “Justificativa” e selecionar o motivo da falta na lista de opções;
4) Descrever no campo “Observações” o que causou a falta;
5) Clicar em “Anexar” para incluir cópia de atestado médico ou declaração quando tiver um desses documentos;
6) Clicar em “Justificar” para gravar as informações e concluir o pedido;
7) Após 1 dia útil, confirmar se a justificativa de falta foi aceita
Ligar para a Central Telefônica 156 ou consultar o site do Atende+ na opção “Alertas” ou no menu “Faltas” (link direciona para portal externo).
Por e-mail:
1) Enviar e-mail para atende@sptrans.com.br informando o nome e credencial do usuário, dia(s) da(s) falta(s), motivo da(s) falta(s) e anexar atestado médico ou declaração quando tiver um desses documentos;
2) Aguarde a resposta por e-mail da confirmação de recebimento, número de protocolo e se a justificativa foi aceita.
Presencial:
1) Compareça em um Posto de Atendimento da SPTrans
(clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) ou fazer o agendamento em uma unidade do Descomplica SP (clique aqui para acessar a página do Descomplica SP e fazer seu agendamento - link direciona para portal externo);
2) Compareça em um Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) e informe que deseja justificar sua falta no veículo Atende+. Caso tenha escolhido o Descomplica SP, compareça no dia e horário agendado, caso tenha escolhido essa opção;
3) Informe ao atendente o motivo da falta, apresentando atestado médico ou declaração, quando tiver um desses documentos;
4) Após 1 dia útil, confirmar se a justificativa de falta foi
aceita. Ligue para a Central Telefônica 156 ou consulte o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) na opção “Alertas” ou no menu “Faltas”.
Via Correios:
1) Enviar carta pelos Correios com cópia do atestado médico ou declaração para justificar a(s) falta(s), informar o nome e credencial do usuário, dia(s) da(s) falta(s) e motivo(s);
2) No envelope, anote como “Destinatário”: Rua Santa Rita, 500 - Pari - CEP 03026-030 (aos cuidados do serviço Atende+ clique aqui para ver no mapa);
3) Confirme se a justificativa de falta foi aceita. Ligue para a Central Telefônica 156 ou consulte o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) na opção “Alertas” ou no menu “Faltas”.
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal 16.337/2015 (link direciona para portal da legislação municipal);
Decreto Municipal 57.320/2016 (link direciona para portal da legislação municipal);
Portaria SMT.GAB 092/2016 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Clique aqui para consultar o regulamento do serviço (link direciona para porta externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 16/02/2018
Atualizado em: 14/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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