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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre ATENDE+ - Justificar falta

O QUE É
É a justificativa obrigatória da falta para evitar a aplicação de penalidades previstas no regulamento do serviço Atende+, quando você não cancela antecipadamente a viagem programada e não comparece para o embarque.
QUANDO SOLICITAR
Quando o veículo for até a sua residência ou instituição, mas você não comparecer para o embarque.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas cadastradas no serviço Atende+.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Informações necessárias para enviar sua justificativa: 
- Nome completo para confirmação, caso a credencial seja digitada errada;
- Número da credencial;
- Data(s) da(s) falta(s) e motivo(s);
- Atestado médico, comprovante ou declaração. 

PRAZO MÁXIMO
A justificativa deve ser enviada em até 10 dias corridos, contados a partir da data da falta.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Acesse o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e envie sua justificativa para a falta. Leia o passo a passo abaixo no campo “Principais Etapas”;
- Caso queira justificar de outra forma, você pode enviar um e-mail atende@sptrans.com.br
Presencial: 
Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos de atendimento - link direciona para portal externo)

- Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)Você será direcionado para a página do Descomplica SP para fazer seu agendamento. Lembre-se que é necessário agendar para ser atendido nas unidades

Via Correios: 
- Caso queira justificar pelos correios, envie sua justificativa para o endereço: Rua Santa Rita, 500 - Pari - CEP 03026-030 (aos cuidados do serviço Atende+ - clique aqui para ver no mapa). Leia no campo acima “Requisitos, Documentos e Informações” o que deve ser enviado para justificar sua falta. 

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:
Portal do Atende+:
1) Acesse o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Faça login preenchendo os campos usuário e senha;
3) Clique em “Alertas” ou no menu “Faltas” e selecione no calendário a data que não utilizou o transporte especial e recebeu falta; 
4) Clique em “Justificativa” e selecione o motivo da falta na lista de opções;
5) Descreva no campo “Observações” o que causou a falta;
6) Clique em “Anexar” para incluir cópia de atestado médico ou declaração quando tiver um desses documentos; 
7) Clique em “Justificar” para gravar as informações e concluir o pedido; 
8) Após 1 dia útil, confirme se a justificativa de falta foi  aceita.  Ligue para a Central Telefônica 156 ou consulte o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) na opção “Alertas” ou no menu “Faltas”. 
Por e-mail: atende@sptrans.com.br

1) Envie e-mail informando o nome e número da credencial do usuário, dia(s) da(s) falta(s), motivo da(s) falta(s) e anexar atestado médico ou declaração quando tiver um desses documentos;

2) Aguarde a resposta por e-mail da confirmação de recebimento, número de protocolo e se a justificativa foi aceita.

Presencial:

1) Compareça em um Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) ou faça o agendamento em uma unidade do Descomplica SP (clique aqui para acessar a página do Descomplica SP e fazer seu agendamento - link direciona para portal externo);

2) Compareça em um Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) e informe que deseja justificar sua falta no veículo Atende+. Caso tenha escolhido o Descomplica SP, compareça no dia e horário agendado, caso tenha escolhido essa opção;

3) Informe ao atendente o motivo da falta, apresentando atestado médico ou declaração, quando tiver um desses documentos;

4) Após 1 dia útil, confirmar se a justificativa de falta foi 

aceita. Ligue para a Central Telefônica 156 ou consulte o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) na opção “Alertas” ou no menu “Faltas”.
Via Correios:

1) Envie a justificativa pelos correios. Na carta, informe o nome e o número da credencial do usuário, dia(s) da(s) falta(s) e motivo(s). Além disso, envie uma cópia do atestado médico ou declaração para justificar a(s) falta(s);
2) No envelope, anote como “Destinatário”: Rua Santa Rita, 500 - Pari - CEP 03026-030 (aos cuidados do serviço Atende+ - clique aqui para ver no mapa)
3) Confirme se a justificativa de falta foi aceita. Ligue para a Central Telefônica 156 ou consulte o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) na opção “Alertas” ou no menu “Faltas”. 
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal 16.337/2015 (link direciona para portal da legislação municipal);
Decreto Municipal 57.320/2016  (link direciona para portal da legislação municipal);
Portaria SMT.GAB 092/2016 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES
Para saber mais sobre o Atende+, clique aqui (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 16/02/2018

Atualizado em: 17/06/2024

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