Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre ATENDE+ - Justificar falta

O QUE É
É a justificativa obrigatória da falta, para evitar a aplicação de penalidades previstas no regulamento do Serviço Atende+, quando você não cancela antecipadamente a viagem programada e não comparece para o embarque.

QUANDO SOLICITAR
Quando o veículo for até a sua residência ou instituição, mas você não comparecer para o embarque.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas cadastradas no serviço Atende+.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Informações necessárias:
- Nome completo para confirmação, caso a credencial seja digitada errada;
- Número da credencial;
- Data(s) da(s) falta(s) e motivo(s);

Documentos necessários: 
- Atestado médico, comprovante ou declaração. 

PRAZO MÁXIMO
A justificativa deve ser enviada em até 10 dias corridos, contados a partir da data da falta.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Postos de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo); 

- Descomplica SP, somente por agendamento (clique aqui para agendar - link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:
Portal do Atende+:
1) Acesse o site do Atende+ (link direciona para portal externo) e fazer login preenchendo os campos usuário e senha;

2) Clicar em “Alertas” ou no menu “Faltas” e selecionar no calendário a data que não utilizou o transporte especial e recebeu falta;

3) Clicar em “Justificativa” e selecionar o motivo da falta na lista de opções;

4) Descrever no campo “Observações” o que causou a falta;

5) Clicar em “Anexar” para incluir cópia de atestado médico ou declaração quando tiver um desses documentos;

6) Clicar em “Justificar” para gravar as informações e concluir o pedido;

7) Após 1 dia útil, confirmar se a justificativa de falta foi aceita

Ligar para a Central Telefônica 156 ou consultar o site do Atende+ na opção “Alertas” ou no menu “Faltas” (link direciona para portal externo).
Por e-mail: 

1) Enviar e-mail para atende@sptrans.com.br informando o nome e credencial do usuário, dia(s) da(s) falta(s), motivo da(s) falta(s) e anexar atestado médico ou declaração quando tiver um desses documentos;

2) Aguarde a resposta por e-mail da confirmação de recebimento, número de protocolo e se a justificativa foi aceita.

Presencial:

1) Compareça em um Posto de Atendimento da SPTrans 

(clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) ou fazer o agendamento em uma unidade do Descomplica SP (clique aqui para acessar a página do Descomplica SP e fazer seu agendamento - link direciona para portal externo);

2) Compareça em um Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para   portal externo) e informe que deseja justificar sua falta no veículo Atende+. Caso tenha escolhido o Descomplica SP, compareça no dia e horário agendado, caso tenha escolhido essa opção;

3) Informe ao atendente o motivo da falta, apresentando atestado médico ou declaração, quando tiver um desses documentos;

4) Após 1 dia útil, confirmar se a justificativa de falta foi 

aceita. Ligue para a Central Telefônica 156 ou consulte o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) na opção “Alertas” ou no menu “Faltas”.
Via Correios:

1) Enviar carta pelos Correios com cópia do atestado médico ou declaração para justificar a(s) falta(s), informar o nome e credencial do usuário, dia(s) da(s) falta(s) e motivo(s);

2) No envelope, anote como “Destinatário”: Rua Santa Rita, 500 - Pari - CEP 03026-030 (aos cuidados do serviço Atende+  clique aqui para ver no mapa);
3) Confirme se a justificativa de falta foi aceita. Ligue para a Central Telefônica 156 ou consulte o portal do Atende+ (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) na opção “Alertas” ou no menu “Faltas”. 
LEGISLAÇÃO
Lei Municipal 16.337/2015 (link direciona para portal da legislação municipal);
Decreto Municipal 57.320/2016  (link direciona para portal da legislação municipal);
Portaria SMT.GAB 092/2016 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES
Clique aqui para consultar o regulamento do serviço (link direciona para porta externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 16/02/2018

Atualizado em: 14/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS