Informações sobre Solicitar apoio para busca de pessoa desaparecida
O QUE É
É o serviço responsável por auxiliar na busca, identificação e orientação em casos de desaparecimento, por meio de pesquisa e divulgação de informações em bancos de dados municipais e serviços em geral da Administração Pública Municipal.
O serviço também oferece apoio às famílias que necessitem de acolhimento, escuta e/ou algum atendimento especializado (jurídico, social, dentre outros) durante o processo de busca, quando solicitado presencialmente.
QUANDO SOLICITAR
Quando desejado apoio para localização de pessoas desaparecidas.
PÚBLICO-ALVO
Familiares que buscam pessoa desaparecida e que tenham registrado boletim de ocorrência (B.O.).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Dados da pessoa desaparecida;
- Dados da pessoa solicitante;
- Contexto do desaparecimento.
Documentos necessários para solicitação:
- Boletim de ocorrência (B.O.) de desaparecimento;
PRAZO MÁXIMO
5 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Telefônico:
- Envie mensagem para o número de Whatsapp SMDHC Desaparecidos - (11) 97549-9770.
Presencial:
- Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 99 (clique aqui para ver no mapa). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Telefone de contato (11) 2833-4736.
- Posto Avançado de Localização Familiares e de Pessoas Desaparecidas - Rua Norma Pieruccini Giannotti, 206 - Barra Funda – Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 17h (clique aqui para mapa).
PRINCIPAIS ETAPAS
Telefônico:
1) Envie mensagem para o número de Whatsapp SMDHC Desaparecidos (11) 97549-9770;
2) Aguarde o atendimento.
3) Preencha o formulário;
4) Anexe o Boletim de Ocorrência;
5) A equipe técnica insere alerta de desaparecimento em sistemas de atendimento municipais (assistência social, entre outros);
6) A equipe técnica elabora notificação de desaparecimento para divulgação em redes sociais e canais de comunicação institucionais;
7) A equipe técnica monitora os sistemas e acompanha o andamento da investigação, informando a pessoa solicitante quando da localização da pessoa desaparecida;
8) Em caso de atendimento presencial, a equipe técnica, além da escuta humanizada e qualificada do relato, pode acionar outros órgãos e sugerir o encaminhamento da pessoa solicitante para atendimentos especializados.
Presencial:
1) Compareça na Ouvidoria de Direitos Humanos localizada na Rua Dr. Falcão Filho - Centro histórico de São Paulo, Nº 99 (clique aqui para ver no mapa) Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Telefone de contato (11) 2833-4736, ou no Posto Avançado de Localização Familiares e de Pessoas Desaparecidas localizado na Rua Norma Pieruccini Giannotti - Barra Funda N º206 - (clique aqui para ver no mapa), atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 17h;
2) A equipe técnica oferece escuta humanizada e qualificada do relato, podendo acionar outros órgãos e sugerir o encaminhamento da pessoa solicitante para atendimentos especializados.
LEGISLAÇÃO
- Lei Federal nº 13.812/2019 (link direciona para portal externo);
- Lei Estadual nº 15.292/2014 (link direciona para portal externo)
- Decreto Municipal nº 60.995/2022 (link direciona para portal externo);
- Portaria nº 002 SMDHC/2019 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Para solicitação do boletim de ocorrência, dirija-se à delegacia mais próxima ou acesse o portal da delegacia eletrônica (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
- Para mais informações e orientações, ver Portal da Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e Guia de orientações à busca e identificação de pessoas desaparecidas na cidade de São Paulo. (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer uma manifestação sobre o serviço (elogio, reclamação ou sugestão), você pode entrar em contato com a Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH) que está localizada na Rua Dr. Falcão Filho - Centro histórico de São Paulo, Nº 99 (clique aqui para ver no mapa) Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Caso a manifestação seja a respeito de serviço prestado pela Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH), também é possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 06/02/2018
Atualizado em: 16/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS