Informações sobre LGBTI - Solicitar vaga em centro de acolhida para mulheres trans, travestis e homens trans
O QUE É
É a solicitação para uma vaga no centro de acolhimento institucional especializado para mulheres travestis e transexuais ou para homens trans.
QUANDO SOLICITAR
Quando uma pessoa trans estiver em situação de rua e desejar ser acolhida.
PÚBLICO-ALVO
Mulheres trans, travestis e homens trans.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
O atendimento é imediato e não depende de documentação específica.
PRAZO MÁXIMO
O atendimento é imediato, desde que haja vaga disponível.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link que direciona para portal externo) – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
- Centros de Referência Especializados da Assistência Social - CREAS (consulte endereços aqui - link que direciona para portal externo) – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h;
- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link que direciona para portal externo) – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 99 - Centro (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo) - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
O encaminhamento ao centro de acolhida também pode ser realizado pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) no momento de realização de abordagem nas ruas.
Telefônico:
- Central 156
- Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Compareça a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop), ou Ouvidoria de Direitos Humanos.
O encaminhamento ao centro de acolhida também pode ser realizado pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) no momento de realização de abordagem nas ruas.
Telefônico:
1) Ligue para a Central 156 ou para a Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701
2) A vaga será garantida desde que haja disponibilidade.
3) Caso não haja vaga disponível para início imediato, a pessoa será inserida em uma lista de espera.
LEGISLAÇÃO
- Portaria 46/SMADS/2023 ( link que direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo
OBSERVAÇÕES
Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 05/02/2018
Atualizado em: 18/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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