Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Programa Bolsa Família – Fazer cadastro

O QUE É

É um programa de transferência direta de renda do Governo Federal a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. 

QUANDO SOLICITAR

O benefício não é solicitado, mas concedido automaticamente pelo governo quando as famílias cadastradas no CadÚnico atendem os critérios do programa. 

PÚBLICO-ALVO

 Famílias com renda por pessoa igual ou inferior a R$218,00 por mês.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Requisitos necessários para solicitação:

Para ter acesso ao benefício é necessário estar cadastrado no CadÚnico e atender os critérios do programa

Para se inscrever no CadÚnico, acesse CadÚnico - Fazer ou atualizar cadastro (clique aqui para acessar e consultar os requisitos, documentos e informações e seguir as principais etapas).  

Documentos necessários para solicitação: 

O cadastro é da família e a pessoa responsável por responder à entrevista (idade igual ou superior a 16 anos, preferencialmente mulher) deverá apresentar pelo menos um dos documentos a seguir, na versão original, para cada um dos membros: 

- Registro Geral (RG); 

- Cadastro de Pessoa Física (CPF); 

- Carteira de trabalho;  

- Título de eleitor; 

- Certidão de nascimento ou certidão de casamento

Além disso, a pessoa responsável por responder a entrevista deverá apresentar e/ou informar o seu número de seu CPF e/ou título de eleitor;

- Comprovante de residência com CEP no município de São Paulo (o mais recente possível); 

- Declaração de matrícula de todas as crianças ou adolescentes que estudam (caso haja crianças ou adolescentes na família);

Atenção: A apresentação da declaração e do comprovante de residência não são obrigatórias, mas ajudam no momento do atendimento. 

PRAZO MÁXIMO 

O prazo para análise do cadastro e recebimento do benefício varia porque depende da avaliação do Governo Federal.  

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Não é necessário solicitar o benefício. As famílias precisam estar cadastradas no CadÚnico e aguardar concessão pelo Governo Federal. 

Para fazer o cadastro no CadÚnico, é necessário realizar agendamento (clique aqui para mais informações sobre CadÚnico).

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Fazer o cadastro do CadÚnico (clique aqui para mais informações sobre CadÚnico);

2) Aguardar análise feita pelo Governo Federal;

3) Caso seja aprovado, os benefícios serão pagos por meio de: 

- Conta Poupança Social Digital (Aplicativo CAIXA TEM) ou

- Conta de depósitos (Poupança ou Corrente) ou 

- Conta Contábil (plataforma social do Programa), usada apenas se o beneficiário não tiver nenhuma das anteriores. 

As contas serão abertas nas modalidades descritas. Além disso, todos os cidadãos e cidadãs beneficiadas receberão cartão específico do programa no endereço declarado na entrevista. 

LEGISLAÇÃO

Lei 14.601/2023 - Institui o Programa Bolsa Família (link direcionada para portal externo).

OBSERVAÇÕES

A inscrição no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Programa Bolsa Família. 

Veja como consultar sua situação na carta de serviços “Programa Bolsa Família - Consultar situação do benefício”.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

- Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).

-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 22/12/2017

Atualizado em: 12/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS