Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Hospital Veterinário Público - Solicitar atendimento para cães e gatos

O QUE É

A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico gratuito a cães e gatos da população de baixa renda, residente na capital, por meio de hospitais veterinários públicos. Atualmente o serviço é disponibilizado em quatro unidades, localizadas nas Zonas Norte, Leste, Sul e Oeste da cidade de São Paulo. 

Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. 

Atenção:Os hospitais não realizam castração. Clique aqui para solicitar castração gratuita de cães e gatos. 

QUANDO SOLICITAR

- Casos de urgência e emergência* são atendidos durante todo o horário de atendimento ao público da unidade, sem a necessidade de agendamento prévio. 

- Atendimentos não emergenciais devem ser agendados previamente, conforme calendário da unidade e disponibilidade de vagas. 

*A definição dos casos de urgência e emergência segue critérios médicos.

PÚBLICO-ALVO

- População de baixa renda residente na cidade de São Paulo, que seja tutor de cães e/ou gatos. (Obs.: Há triagem social na recepção); 

- Para a utilização do serviço, o responsável pelo animal deve ser maior de idade.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Documentos necessários para a solicitação: 

- Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento; 

- Comprovante de residência na cidade de São Paulo atualizado (emitido em até 3 meses) em nome da pessoa responsável pelo animal, que deverá estar presente na consulta;

- Carteirinha do Registro Geral do Animal (RGA); 

- Número do CadÚnico e cartão/comprovante do programa social vinculado (Bolsa Família; BPC-Benefício de Prestação continuada; Auxílio Gás dos Brasileiros; Renda Mínima).


Importante: Na ausência do benefício indicado acima, haverá triagem com assistente social, onde deverão ser apresentados outros documentos comprobatórios da condição social (holerite, auxílio desemprego, contrato de locação, dentre outros).

PRAZO MÁXIMO

O prazo para atendimento da solicitação é definido pela classificação de risco e demanda do serviço.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Presencial: 

Endereços das Unidades:

-Unidade Zona Sul:Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – CEP: 04690-090 (clique aqui para ver no mapa) -  Atendimento: todos os dias das 7h às 17h (com triagem até às 16:30h)

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h;

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as segundas-feiras, a partir das 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade.  


-Unidade Zona Leste:Rua Ulisses Cruz, 285 - Tatuapé - CEP: 03077-000 (clique aqui para ver no mapa) - Atendimento: todos os dias das 7h às 17h (com triagem até às 16:30h).

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h;

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as terças-feiras, a partir das 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade.  

 

-Unidade Zona Norte:Rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde - CEP: 02516-000 (clique aqui para ver no mapa) - Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, (com triagem até às 16:30h) exceto feriados. 

Agendamento de consulta para casos não emergenciais:

- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h;

- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as quartas-feiras, a partir das 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade.  


Unidade Zona Oeste: Rua Prof. Dr. Orlando de Marques Paiva, 87 – Butantã – CEP: 05508-900 (clique aqui para ver no mapa) - Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (com triagem até às 16:30h), exceto feriados e emendas.

 

Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada a partir de 07h, de segunda à sexta-feira, mediante triagem social. 

Para consultar mais informações, clique aqui para acessar.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Presencial: 

Em casos de Urgência e Emergência: 

1) Compareça na unidade pretendida durante o horário de atendimento ao público da unidade, levando o animal; 

2) Apresente os documentos descritos no item “Requisitos, Documentos e Informações”; 

3) Será feita triagem para avaliar o animal, seguindo critérios médicos; 

4) Será feita triagem social, seguindo critérios econômico-financeiros;   

5) Caso o quadro não se enquadre em urgência/emergência, mas seja de baixa renda, o tutor será orientado a realizar agendamento de consulta. 

 Atendimento não emergencial: 

1) Consulte o sistema de atendimento da unidade de sua preferência; 

2) Nessa etapa, não precisa levar o animal, porém, se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica do cão ou gato, a indicação é que leve para avaliação; 

3) Compareça na unidade escolhida no dia e horário de agendamento (é obrigatório ter mais de 18 anos); 

4) Apresente os documentos obrigatórios descritos no item; 

5) Será feita triagem social na recepção; 

6) Na data agendada, o tutor deve retornar à unidade com o animal, portando os documentos obrigatórios. 

Atenção: Os agendamentos são realizados conforme capacidade operacional de cada unidade, priorizando os beneficiários de programas sociais. 

LEGISLAÇÃO

Artigo 40º, inciso VII do Decreto 59.685/2020 (link direciona para portal externo). 

OBSERVAÇÕES

- Não há atendimento aos finais de semana e feriados nas unidades norte e oeste; 

- Não serão atendidos os animais das pessoas que não apresentarem os documentos obrigatórios; 

- O munícipe poderá agendar um paciente (para primeiro atendimento) por vez, e até dois pacientes por mês, respeitando o limite previsto em legislação de animais por domicílio; 

- O Hospital Veterinário não possui serviço de transporte animal e não se responsabiliza pelo transporte dos mesmos. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP);

Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre este serviço, entre em contato com o portal da rede de Ouvidoria SUS da cidade de São Paulo (clique aqui - link direciona para portal externo).


Criado em: 06/03/2017

Atualizado em: 11/02/2025

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS