Informações sobre Hospital Veterinário Público - Solicitar atendimento para cães e gatos
O QUE É
A prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico gratuito a cães e gatos da população de baixa renda, residente na capital, por meio de hospitais veterinários públicos. Atualmente o serviço é disponibilizado em quatro unidades, localizadas nas Zonas Norte, Leste, Sul e Oeste da cidade de São Paulo.
Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação.
Atenção: Os hospitais não realizam castração. Clique aqui para solicitar castração gratuita de cães e gatos.
QUANDO SOLICITAR
- Casos de urgência e emergência* são atendidos durante todo o horário de atendimento ao público da unidade, sem a necessidade de agendamento prévio.
- Atendimentos não emergenciais devem ser agendados previamente, conforme calendário da unidade e disponibilidade de vagas.
*A definição dos casos de urgência e emergência segue critérios médicos.
PÚBLICO-ALVO
- População de baixa renda residente na cidade de São Paulo, que seja tutor de cães e/ou gatos. (Obs.: Há triagem social na recepção);
- Para a utilização do serviço, o responsável pelo animal deve ser maior de idade.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para a solicitação:
- Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal, que deverá estar presente no dia do atendimento;
- Comprovante de residência na cidade de São Paulo atualizado (emitido em até 3 meses) em nome da pessoa responsável pelo animal, que deverá estar presente na consulta;
- Carteirinha do Registro Geral do Animal (RGA);
- Número do CadÚnico e cartão/comprovante do programa social vinculado (Bolsa Família; BPC-Benefício de Prestação continuada; Auxílio Gás dos Brasileiros; Renda Mínima).
Importante: Na ausência do benefício indicado acima, haverá triagem com assistente social, onde deverão ser apresentados outros documentos comprobatórios da condição social (holerite, auxílio desemprego, contrato de locação, dentre outros).
PRAZO MÁXIMO
O prazo para atendimento da solicitação é definido pela classificação de risco e demanda do serviço.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Presencial:
Endereços das Unidades:
- Unidade Zona Sul: Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – CEP: 04690-090 (clique aqui para ver no mapa) - Atendimento: todos os dias das 7h às 17h (com triagem até às 16:30h)
Agendamento de consulta para casos não emergenciais:
- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h;
- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as segundas-feiras, a partir das 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
- Unidade Zona Leste: Rua Ulisses Cruz, 285 - Tatuapé - CEP: 03077-000 (clique aqui para ver no mapa) - Atendimento: todos os dias das 7h às 17h (com triagem até às 16:30h).
Agendamento de consulta para casos não emergenciais:
- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h;
- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as terças-feiras, a partir das 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
- Unidade Zona Norte: Rua Atílio Piffer, 687, Casa Verde - CEP: 02516-000 (clique aqui para ver no mapa) - Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, (com triagem até às 16:30h) exceto feriados.
Agendamento de consulta para casos não emergenciais:
- Beneficiários de programas sociais indicados na relação de documentos obrigatórios, portadores de CadÚnico, poderão agendar consulta de maneira presencial, todos os dias de funcionamento da unidade das 07h às 16h;
- Para munícipes que não possuem benefício/CadÚnico, a triagem social será realizada todas as quartas-feiras, a partir das 14h. O número de agendamentos é limitado à capacidade operacional de cada unidade.
- Unidade Zona Oeste: Rua Prof. Dr. Orlando de Marques Paiva, 87 – Butantã – CEP: 05508-900 (clique aqui para ver no mapa) - Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (com triagem até às 16:30h), exceto feriados e emendas.
Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada a partir de 07h, de segunda à sexta-feira, mediante triagem social.
Para consultar mais informações, clique aqui para acessar.
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
Em casos de Urgência e Emergência:
1) Compareça na unidade pretendida durante o horário de atendimento ao público da unidade, levando o animal;
2) Apresente os documentos descritos no item “Requisitos, Documentos e Informações”;
3) Será feita triagem para avaliar o animal, seguindo critérios médicos;
4) Será feita triagem social, seguindo critérios econômico-financeiros;
5) Caso o quadro não se enquadre em urgência/emergência, mas seja de baixa renda, o tutor será orientado a realizar agendamento de consulta.
Atendimento não emergencial:
1) Consulte o sistema de atendimento da unidade de sua preferência;
2) Nessa etapa, não precisa levar o animal, porém, se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica do cão ou gato, a indicação é que leve para avaliação;
3) Compareça na unidade escolhida no dia e horário de agendamento (é obrigatório ter mais de 18 anos);
4) Apresente os documentos obrigatórios descritos no item;
5) Será feita triagem social na recepção;
6) Na data agendada, o tutor deve retornar à unidade com o animal, portando os documentos obrigatórios.
Atenção: Os agendamentos são realizados conforme capacidade operacional de cada unidade, priorizando os beneficiários de programas sociais.
LEGISLAÇÃO
Artigo 40º, inciso VII do Decreto 59.685/2020 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Não há atendimento aos finais de semana e feriados nas unidades norte e oeste;
- Não serão atendidos os animais das pessoas que não apresentarem os documentos obrigatórios;
- O munícipe poderá agendar um paciente (para primeiro atendimento) por vez, e até dois pacientes por mês, respeitando o limite previsto em legislação de animais por domicílio;
- O Hospital Veterinário não possui serviço de transporte animal e não se responsabiliza pelo transporte dos mesmos.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP);
Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Criado em: 06/03/2017
Atualizado em: 11/02/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS