Informações sobre LGBTI - Atendimento especializado para defesa de direitos
O QUE É
Serviço responsável por acolher e escutar pessoa LGBTI que sofreu violação de direitos, por equipe multidisciplinar para atendimento psicossocial e orientação jurídica. A partir desse atendimento, a equipe pode orientar, encaminhar denúncias e/ou articular outros atendimentos da rede de proteção e defesa de direitos, como acolhimento institucional, atendimento clínico, inserção em programas sociais, entre outros.
QUANDO SOLICITAR
O serviço pode ser solicitado sempre que houver discriminação, ofensa, agressão ou outra forma de violência dirigida à pessoa LGBTI. Inclusive ao encontrar dificuldade para acessar direitos, políticas e serviços públicos, ser tratada com omissão ou negligência pelo poder público ou se deparar com irregularidade que ofenda sua dignidade ou que descumpra normas vigentes.
PÚBLICO-ALVO
Pessoa LGBTI que tenha sofrido algum tipo de violência ou tido seus direitos sociais, econômicos, culturais, sexuais, reprodutivos e/ou políticos violados.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Não há requisitos.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
CANAIS DE ATENDIMENTO
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Descomplica SP - Para fazer solicitação presencial acesse o site de Agendamento Descomplica - (clique aqui - link direciona para portal externo) e realize seu agendamento.
-Ouvidoria de Direitos Humanos que está localizada na Rua Dr. Falcão Filho, 99 – Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (clicar aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).
- Centros de Cidadania LGBTI - Atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 18h00 (clique aqui para consultar a lista de endereços - link direciona para portal externo);
- Centro de Referência da Diversidade - Atendimento de segunda à sexta-feira, das 13h às 22h - Rua Major Sertório, 292, Centro.
Telefônico:
Para agendamento na Ouvidoria de Direitos Humanos: (11) 3104-0701.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Comparecer aos Centros de Cidadania LGBTI/Centro de Referência da Diversidade ou agendar atendimento nos demais canais presenciais;
2) A equipe técnica fará escuta humanizada e qualificada do relato;
3) Caso identifique a necessidade, a equipe técnica elaborará plano de intervenção para a situação;
4) Se necessário, a equipe técnica acionará outros órgãos e encaminhará a pessoa a outros atendimentos;
5) Em casos de denúncia, a equipe técnica encaminhará ao órgão responsável por apuração, acompanhará o encaminhamento e informará a pessoa atendida sobre o resultado.
LEGISLAÇÃO
Portaria nº 002/SMDHC/2019 - Organização e procedimentos da Ouvidoria de Direitos (link direciona para portal externo); Decreto Municipal nº 58.227/2018 - Programa Trascidadania (link direciona para portal externo);
Decreto Municipal nº 58.228/2018 - Nome social (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Outros serviços e canais de apoio:
DECRADI – Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (clique aqui - link direciona para portal externo);
Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania (clique aqui - link direciona para portal externo);
Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial - Defensoria Pública do Estado de São Paulo (clique aqui - link direciona para portal externo);
Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual do Estado de São Paulo – Secretaria da Justiça e Cidadania (clique aqui - link direciona para portal externo).
Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (clique aqui - link direciona para portal externo);
Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (clique aqui - link direciona para portal externo);
Para informações referentes a direitos, programas e projetos para população LGBTI (clique aqui - link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer uma manifestação sobre o serviço (elogio, reclamação ou sugestão), você pode entrar em contato com a Ouvidoria de Direitos Humanos que está localizada na Rua Dr. Falcão Filho, 99 – Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (clicar aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).
Caso a manifestação seja a respeito de serviço prestado pela Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH), ela também poderá ser registrada na Ouvidoria Geral do Município (OGM) nos canais de atendimento SP156.
Criado em: 05/10/2016
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS