Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Iluminação pública - Solicitar melhoria

O QUE É

É o aumento do número de lâmpadas e/ou luminárias, instalação de iluminação nova em local onde ainda não exista ou substituição por luminárias de LED.

QUANDO SOLICITAR

Quando identificar ausência ou deficiência da iluminação pública.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para a solicitação

- Endereço completo da ocorrência; 

- Dados da (o) cidadã(o) para eventual contato (opcional).

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

- Praças de Atendimento da Subprefeitura (endereços das praças de atendimento das Subprefeituras).

- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços de atendimento do Descomplica SP).

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Solicitar o serviço presencialmente em uma das praças de atendimento das Subprefeituras ou em uma das unidades do Descomplica SP;

2) Preencher o formulário SAIP (Solicitação de Ampliação de Iluminação Pública) durante o atendimento;

3) A solicitação é encaminhada ao Departamento de Iluminação Pública (Ilume);

4) É realizada vistoria técnica no endereço indicado para verificar as condições do local e definir as luminárias e acessórios que serão instalados;

5) O Ilume elabora o projeto da obra e programa sua execução;

6) A equipe técnica responsável vai até o local e executa a obra.

LEGISLAÇÃO

Consulte o Decreto nº 58.171 de 29 de março de 2018 (link direciona para portal externo);

Consulte a Portaria Intersecretarial Secretaria Municipal de Serviços - SES nº 1 de 21 de novembro de 2007 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Departamento de Iluminação Pública (ILUME)

Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 05/10/2016

Atualizado em: 26/06/2021

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS