Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único do Professor – Solicitar 1ª via e 2° via

O QUE É

É o pedido da  1ª via e 2ª via do Bilhete único do Professor.

O Bilhete do Professor permite acesso às estações do Metrô, CPTM, Via Mobilidade e ViaQuatro,  com o benefício da meia-tarifa (desconto de 50% do valor da passagem).

QUANDO SOLICITAR
A qualquer momento do ano em que o (a) professor(a) desejar fazer o cadastro para solicitar a 1º ou 2ª via. 

PÚBLICO-ALVO
Professores (as) do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante, Superior e Tecnológico, da rede pública municipal, estadual  e federal ou na rede privada de ensino, que residem e/ou lecionam na Cidade de São Paulo ou Região Metropolitana de São Paulo, ou, nos municípios de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí  e que deem aula em cursos autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos necessários para solicitação:
- RG;
- CPF; 
- Comprovante de residência - emitido nos últimos 6 meses  (conta de telefone, luz, gás, etc.):

- Matrícula ativa para o ano vigente.

PRAZO MÁXIMO 

7 dias úteis para a 1º via e 20 dias úteis para a 2º via.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

1ª via: custo equivalente a 5 tarifas de ônibus vigentes;

 2ª via:  custo equivalente a 10 tarifas ônibus vigentes. 
Acesse o site da SPTrans para consultar o valor da tarifa vigente  (clique aqui - link direciona para portal externo)

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:
Portal de Atendimento da SPTrans - Professor (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

 PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico: 

1) Acesse o Site de Atendimento da SPTrans - Bilhete do Professor (link direciona para portal externo) e informe a unidade de ensino em que leciona;

2) A unidade de ensino deve enviar os seus dados para a SPTrans;
3) Assim que os dados forem recebidos pela SPTrans, você poderá acessar o Portal de Atendimento da SPTrans - Bilhete do Professor (link direciona para portal externo) e fazer o seu pedido;    
4) Pague o valor correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes no município de São Paulo por PIX, cartão de crédito ou boleto; 

5) Após a conclusão dessas etapas o cartão será encaminhado para a instituição de ensino que está matriculado.

LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 58.639/19 (link direciona para portal externo);

Portaria SMT nº 050/19 ( link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

- É possível acompanhar a situação de seu pedido pelo site;

- Em caso de perda, roubo, furto ou extravio, acesse a área logada no site da SPTrans, no menu esquerdo, clique em “Meus Cartões”. Selecione o cartão que será cancelado. 

- No município de São Paulo é possível ligar para Central 156; outras localidades ligue CPTM 0800 055 0121 (das 05h às 22h – sábado, das 06h às 18h), ou 0800 011 0156 (atendimento 24 horas).
- No caso de 2ª via do cartão, é possível solicitar pelo site. O cartão será enviado para a instituição de ensino e poderá ser
retirado após 20 dias úteis, a partir da confirmação de pagamento do benefício.

- Se o cartão revalidado não estiver em condições de uso ou foi perdido/roubado, efetuar o cancelamento e pedir uma 2º via na plataforma DNA (clique aqui para acessar - link direiciona para portal externo) e comparecer ao Posto da SPTrans mais próximo para a emissão da 2ª via.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A - SPTrans.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 21/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS