Informações sobre Bilhete Único do Professor – Solicitar 1ª via e 2° via
O QUE É
É o pedido da 1ª via e 2ª via do Bilhete único do Professor.
O Bilhete do Professor permite acesso às estações do Metrô, CPTM, Via Mobilidade e ViaQuatro, com o benefício da meia-tarifa (desconto de 50% do valor da passagem).
QUANDO SOLICITAR
A qualquer momento do ano em que o (a) professor(a) desejar fazer o cadastro para solicitar a 1º ou 2ª via.
PÚBLICO-ALVO
Professores (as) do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissionalizante, Superior e Tecnológico, da rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, que residem e/ou lecionam na Cidade de São Paulo ou Região Metropolitana de São Paulo, ou, nos municípios de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí e que deem aula em cursos autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para solicitação:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência - emitido nos últimos 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.):
- Matrícula ativa para o ano vigente.
PRAZO MÁXIMO
7 dias úteis para a 1º via e 20 dias úteis para a 2º via.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
1ª via: custo equivalente a 5 tarifas de ônibus vigentes;
2ª via: custo equivalente a 10 tarifas ônibus vigentes.
Acesse o site da SPTrans para consultar o valor da tarifa vigente (clique aqui - link direciona para portal externo).
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento da SPTrans - Professor (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Site de Atendimento da SPTrans - Bilhete do Professor (link direciona para portal externo) e informe a unidade de ensino em que leciona;
2) A unidade de ensino deve enviar os seus dados para a SPTrans;
3) Assim que os dados forem recebidos pela SPTrans, você poderá acessar o Portal de Atendimento da SPTrans - Bilhete do Professor (link direciona para portal externo) e fazer o seu pedido;
4) Pague o valor correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes no município de São Paulo por PIX, cartão de crédito ou boleto;
5) Após a conclusão dessas etapas o cartão será encaminhado para a instituição de ensino que está matriculado.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/19 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT nº 050/19 ( link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- É possível acompanhar a situação de seu pedido pelo site;
- Em caso de perda, roubo, furto ou extravio, acesse a área logada no site da SPTrans, no menu esquerdo, clique em “Meus Cartões”. Selecione o cartão que será cancelado.
- No município de São Paulo é possível ligar para Central 156; outras localidades ligue CPTM 0800 055 0121 (das 05h às 22h – sábado, das 06h às 18h), ou 0800 011 0156 (atendimento 24 horas).
- No caso de 2ª via do cartão, é possível solicitar pelo site. O cartão será enviado para a instituição de ensino e poderá ser
retirado após 20 dias úteis, a partir da confirmação de pagamento do benefício.
- Se o cartão revalidado não estiver em condições de uso ou foi perdido/roubado, efetuar o cancelamento e pedir uma 2º via na plataforma DNA (clique aqui para acessar - link direiciona para portal externo) e comparecer ao Posto da SPTrans mais próximo para a emissão da 2ª via.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 21/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS