Informações sobre Bilhete Único Comum - Solicitar a 1° via
O QUE É
É o sistema para solicitação do cartão que armazena créditos dos tipos Comum, Temporal (mensal e diário) e/ou Vale-Transporte, para pagamento de tarifas no Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, gerenciado pela SPTrans , além do Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (metrô/ trem).
Com ele você faz até 4 embarques em ônibus diferentes.
Para saber mais sobre o bilhete único, (clique aqui - link direciona para portal externo).
QUANDO SOLICITAR
Quando desejar utilizar o bilhete único no sistema de transporte público para o pagamento das tarifas vigentes .
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa acima de 6 anos que tenha RG e CPF próprios. O cartão é de uso pessoal e intransferível.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- RG;
- CPF.
Informações necessárias para fazer o pedido:
- Endereço;
- Número de telefone;
- Email;
- Dados básicos (nome da mãe, nacionalidade e etc.).
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
1ª via: Gratuito.
2ª via: 7 tarifas de ônibus vigentes - este valor deve ser pago em dinheiro. Para consultar o valor da tarifa vigente (clique aqui - link direciona para portal externo).
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Acesse o site do Bilhete Único - Personalizado (clique aqui - link direciona para portal). Leia o passo a passo abaixo no campo “Principais Etapas”.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o site do Bilhete Único - Personalizado (clique aqui - link direciona para portal) e clique em “Cadastre-se”;
2) Você será direcionado para uma página para realizar seu cadastro;
3) Preencha seus dados;
4) Faça upload de uma foto 3X4 recente;
5) Clique em “Concordar” com o Termo de Aceite;
6) Após a conclusão do cadastro e aprovação da foto, sem nenhuma pendência obrigatória, vá até um Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar o endereço mais próximo - link direciona para portal externo) escolhido no momento que fez a solicitação e apresente um documento com foto para retirar o seu bilhete único.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 ( link direciona para portal externo);
Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo);
Decreto Estadual nº 65.414/2020 ( link direciona para portal externo);
Decreto Municipal nº 62.057/2022 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Para consultar a lista de endereços dos Postos de Venda e Atendimento, clique aqui (link direciona para portal externo);
- Após o preenchimento do cadastro você poderá enviar a foto 3X4 pelo site ou entregá-la no Posto de Atendimento no momento da personalização do seu cartão. Atenção aos padrões: foto de boa qualidade, nítidas , de frente, com fundo neutro, sem acessórios como óculos e chapéus.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 18/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS