Informações sobre Verificação da situação militar
O QUE É
É a verificação do andamento de processos já solicitados e da situação militar do cidadão.
QUANDO SOLICITAR
Quando o cidadão abandonar o processo de seleção do serviço militar, tiver pedido reabilitação, ou precisar de informações sobre o andamento de processos militares.
PÚBLICO-ALVO
Brasileiros do sexo masculino que queiram saber sobre sua situação militar.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Documento militar ou Documento com foto - original;
- Comprovante de residência - pode estar no nome dos pais do cidadão, desde que conste no RG ou Certidão de Nascimento. São permitidas declarações como comprovação de residência que podem ser feitas na Junta de Serviço Militar em próprio punho.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO COBRADO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Juntas do Serviço Militar – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.– consulte os endereços aqui (link direciona para portal externo)
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Comparecer na Junta do Serviço Militar em um dos endereços indicados;
2) Apresentar a documentação necessária;
3) Solicitar a verificação da situação militar.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SMSU
Junta Militar
MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, elogio ou sugestão sobre o processo de alistamento e serviço militar, a pessoa deve se dirigir a uma Junta do Serviço Militar. As reclamações e sugestões são recebidas pela área responsável no máximo em 3 dias, são analisadas e um parecer é emitido. Todas as manifestações podem ser feitas de maneira anônima.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS