Informações sobre Teste para diagnóstico de hepatites B e C, HIV e sífilis
O QUE É
Oferta de testagem para HIV, sífilis e hepatites B e C para pessoas que desejam fazer os exames e/ou possuem sinais/sintomas de Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Havendo suspeita ou dúvidas acerca de demais IST, o usuário deve procurar uma unidade de saúde.
QUANDO SOLICITAR
Em diferentes situações:
- Durante a gestação;
- Após uma exposição de risco a IST/HIV;
- Na presença de sinais e/ou sintomas de IST;
- Quando o usuário deseja conhecer seu estado sorológico ou se possui IST;
- Como estratégia de prevenção.
Importante: todos os testes possuem um período denominado “janela diagnóstica”, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a detecção do marcador da infecção (antígeno ou anticorpo). Isso quer dizer que, mesmo se a pessoa estiver infectada, o resultado do teste pode dar negativo, se ela realizar o teste no período de janela. Dessa forma, nos casos de resultados negativos, sempre que persistir a suspeita de infecção, o teste deve ser repetido após, pelo menos, 30 dias.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento de identificação com foto.
PRAZO MÁXIMO
Nos casos da realização de testes rápidos o resultado é imediato. Para os testes convencionais, o prazo para resultado dos exames é de 10 dias. O tempo de duração do tratamento, por sua vez, pode variar de acordo com fatores que serão avaliados pela equipe e devidamente informados ao usuário.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Compareça a uma unidade básica de saúde (UBS) ou à Rede Municipal Especializada em IST/Aids (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Compareça a uma unidade básica de saúde (UBS) ou à Rede Municipal Especializada em IST/Aids (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo).
2) Na sequência, você passará por acolhimento e realizará os exames solicitados.
Os testes rápidos são realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos; os testes convencionais (laboratoriais) consiste na coleta de sangue venoso (da veia), que é encaminhada ao laboratório para processamento.
Os casos reagentes ao HIV são encaminhados para tratamento e acompanhamento nos Serviços de Atenção Especializada (SAE). No caso de outras IST, a pessoa é tratada na unidade na qual foi atendida.
LEGISLAÇÃO
- Portaria nº 29 de dezembro de 2013 do Ministério da Saúde que aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças e dá outras providências, disponível em:
- Manual técnico para diagnóstico da infecção pelo HIV do Ministério da Saúde, disponível em:
- Portaria nº 3.242, de 30 de dezembro de 2011 sobre Fluxograma Laboratorial da Sífilis e a utilização de testes rápidos para triagem da sífilis do Ministério da Saúde, disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3242_30_12_2011.html
- Manual técnico para diagnóstico da Sífilis do Ministério da Saúde, disponível em:
- Portaria n° 25 de 1° de dezembro de 2015 que aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais em Adultos e Crianças, disponível em:
(clique aqui para acessar - link direciona para portal)
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 21/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS